Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Planejamento e criação do Banco "Marruás" ganha força em Porto Piauí

A moeda terá o mesmo valor do real, mas com maior poder de compra graças aos descontos oferecidos em todos os estabelecimentos comerciais do município.

23/03/2015 11:54

Neste final de semana, após a 1ª reunião com alguns dos Vereadores do município, representantes dos Bancos: Rede Opala (de Pedro II) e Cocais (São João do Arraial) ministraram palestras e oficinas sobre “economia solidária” com o objetivo de capacitar o poder público, movimentos sociais, comerciantes e demais entidades quanto a criação do Banco comunitário de Porto (180 km de Teresina).

Seguindo os moldes de bancos consolidados no Brasil, como o “cocal” de São João do Arraial-Piauí, a moeda terá o mesmo valor do real, mas com maior poder de compra graças aos descontos oferecidos em todos os estabelecimentos comerciais do município. Se um produto custa R$ 10, pagando com a moeda social, custará M$ 9. O desconto é possível porque, para cada marruás emitido, haverá um lastro de um real garantido pela organização financeira comunitária.

Durante palestra, o coordenador do Banco Comunitário dos Cocais, Mauro Rodrigues (foto), destacou que, além do aumento na renda da cidade, a implantação da moeda “Marruás” ajudará na geração de trabalho e melhores condições de vida dos moradores.  "O banco executa qualquer serviço que qualquer banco faz, como conta corrente, pagamento de água, luz. A tarefa do banco é levar à comunidade uma gama de serviços bancários, mas com uma perspectiva maior de estimular que as pessoas produzam e consumam no próprio local”,  disse o coordenador.

Após a criação do banco, as cédulas serão estampadas com ícones da cultura e economia local, além de possuir um selo para dificultar a sua falsificação.

Por sua vez, o Prefeito do Município (no destaque) falou que o Banco Marruás vai estimular a economia solidária e segurar o dinheiro no município. “Por conta dessas e outras vantagens, é que acreditamos no projeto e pedimos o apoio da população. Além disso, a instituição ajudará a arrecadar dinheiro da receita da prefeitura para o Fundo Municipal de Apoio a Economia Solidária, que será usado como microcrédito", disse.

Além do gestor, o vice-prefeito Raimundo Ferreira (PT) e o Presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Dr. Valter (PROS), são alguns dos entusiastas e defensores do projeto, que estiveram participando da reunião.

Fonte: Ascom/PMP
Mais sobre: