Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Embrapa lança sistema integrado de produção de alimentos em Porto

O Técnico Willamy Vaz explicou o processo de preservação do recipiente, enfatizando, ainda, que alguns dos produtores serão beneficiados com tanques do mesmo modelo construído durante o estudo de campo

19/08/2015 12:30

Recentemente, beneficiários da chamada República de Agricultura de Porto, Pescadores da Colônia Z-15, Sindicato dos Pescadores Artesanais, Assentamentos Pilões de Pedra, Brasileira, Salina, Estivas e, piscicultores em geral, participaram doSeminário Alternativo de Produção do Sistema Integrado de Alimentos com Base Familiar, “Sisteminha” da Embrapa Meio-Norte do Piauí, coordenado pelo Técnico Agrícola, Willamy Vaz.

Afim de facilitar a produção de alimentos às famílias carentes, o sistema combina a criação de peixes em tanques, com dimensões de 3x4 metros, construídos com materiais recicláveis (cano pvc, palha, barro, papelão, madeira, plástico, etc), que tem capacidade para criação de até 30 filhotes de Tilápia, com média de 1kg ou 150 da mesma espécie com média de 200g, atingindo até 30kg de peixes em três meses.

Na oportunidade, o Técnico Willamy Vaz explicou o processo de preservação do recipiente, enfatizando, ainda, que alguns dos produtores serão beneficiados com tanques do mesmo modelo construído durante o estudo de campo.

O primeiro "Sisteminha" de Porto Piauí foi montado (fotos), ao final do seminário, na residência do Presidente do Sindicato dos Pescadores Artesanais do município, Sr. Raimundo Vaz de Sampaio Neto, o Kilé. Para evitar desperdício de recursos hídricos, a Embrapa assegura que a água dos tanques pode usada para irrigação das plantações ao redor das residências. 



Edição: Francisco Barbosa
Mais sobre: