Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acordo entre Governo e Prefeitos da região garante UPA porte I em Piripiri

Participaram os municípios que compõem de Capitão de campos, Esperantina, São João do Arraial, Campo Largo do Piauí, Batalha, Porto, Pedro II, Matias Olímpio e Morro do Chapéu.

11/03/2015 18:15

O Secretario Estadual de Saúde do Piauí, Francisco Costa, e os Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde do Território dos Cocais pactuaram a redução da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Piripiri.

O representante do Governo propôs como de porte III, a medida de concentração do atendimento de pacientes da região. No entanto, a proposta foi recusada e reduzida para porte I (Têm de 5 a 8 leitos de observação. Capacidade de atender até 150 pacientes por dia. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes). A decisão foi tomada após discussões dos gestores dos municípios que compõem a Comissão Intergestora Regional do Território dos Cocais.

O Prefeito de Porto, Francisco Geronço (PSDB), que também ocupa o cargo de Secretário Administrativo do Consórcio Integrado de Desenvolvimento do Território dos Cocais (CITCOCAIS), foi um dos líderes que recusou a proposta do Governo, nesta quarta-feira (11). Acompanhado da Assessora Técnica de Saúde do Município, Sandra Regina Tavares, o gestor falou da incapacidade técnica e estrutural da unidade de Piripiri suportar o aumento de pacientes oriundos dos municípios da região. 

Por sua vez, o Secretário de Saúde do Estado explicou que será necessária a melhoria na estruturação da Rede de Urgência e Emergência (RUE). “Nosso objetivo é estruturar a RUE para termos condições de trabalhar a UPA a todo vapor, tendo os hospitais de Piriripi, Barras e Esperantina como retaguarda”. Costa garantiu que para isso será feito um trabalho de fortalecimento daquelas unidades hospitalares.

Participaram os municípios que compõem de Capitão de campos, Esperantina, São João do Arraial, Campo Largo do Piauí, Batalha, Porto, Pedro II, Matias Olímpio e Morro do Chapéu.

Fonte: Ascom/PMP
Mais sobre: