Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piripiri comemora 105 anos com inauguração de obras e festividades

Piripiri comemora 105 anos com inauguração de obras e festividades

04/07/2015 08:22

O município de Piripiri comemora 105 anos de emancipação política neste sábado, dia 4 de julho. Para ressaltar as conquistas da cidade nos últimos anos, a Prefeitura preparou uma vasta programação durante todo o mês, que inclui a inauguração de diversas obras, bem como a realização de festividades para a população. 

A gestão atual está realizando reformas em sete Postos do Programa Saúde da Família (PSF), no intuito de expandir o atendimento à população. Também está prevista a inauguração de ginásios cobertos, bem como a entrega de calçamentos em diferentes bairros de Piripiri, melhorando as condições de mobilidade urbana dos piripirienses.

“Conseguimos, ao longo dos últimos anos, entregar mais obras, serviços, reformas, todo um legado positivo para os piripirienses. Hoje, podemos dizer que temos uma cidade exemplo em várias áreas, como a educação, que revela talentos nas olimpíadas e dá saltos nos índices de avaliações do Ministério da Educação. Nosso comércio continua forte e ganha, cada vez mais,incentivos para crescer ainda mais. Na saúde pública, a população está melhor atendida e agora conta com uma maior diversidade no tipo de atendimento oferecido”, enumera o prefeito Odival Andrade.

Na área educacional, a atual gestão retomou e está concluindo as obras inacabadas de três Centros Educativos Municipais (CEM), dois na zona urbana e um na zona rural, sendo eles os Centros Educacionais Ciclo Operário e Dr. Antenor Freitas e Padre Raul Formiga - que receberam melhorias no teto, na parte hidráulica, pintura, além da aquisição de novos equipamentos. A Prefeitura também está concluindo os acabamentos de dois novos ginásios cobertos, nos bairros Germano e Santa Maria.

O Mercado Público de Piripiri também passa por ampla reforma. Para tanto, a Prefeitura está investindo recursos próprios do município. A conclusão da obra está prevista para o final deste ano, contemplando a revitalização de toda a área ao redor do mercado, melhorando as condições de higiene, assim como o aspecto paisagístico do prédio. O Mercado também ganhará uma nova praça para a realização de eventos.

Mais conquistas para o servidor público

Neste aniversário, os servidores públicos de Piripiri tem muito o que comemorar, pois a Prefeitura vem realizando uma série de conquistas consideradas históricas para estes profissionais. Uma delas foi a regulamentação do segundo turno dos professores de Piripiri. A aprovação da Lei era um anseio antigo dos educadores da rede municipal para 25 horas, que a partir de agora passam a ter as 40 horas garantidas por Lei. 

“Serão contemplados com a medida professores concursados com 25 horas, mas que, na prática, exercem a carga horária semanal de 40 horas há, no mínimo, cinco anos. De tal forma, regulamenta-se a ampliação definitiva de carga horária, acrescentando quinze horas na demanda atual”, explica Rodrigo Amaral, secretário municipal de Educação.

A pedido do prefeito Odival Andrade, a Câmara Municipal de Piripiri aprovou Projeto de Lei que altera a Lei Complementar existente, revendo os vencimentos da categoria de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Com a nova proposta, o salário dos servidores sobe de R$ 724 para R$ 1.014, contabilizando um reajuste que ultrapassa a margem dos 40%. O acréscimo refere-se também à taxa de insalubridade, que há muito tempo era solicitada pelos profissionais.

Os servidores municipais da Saúde também foram contemplados com a aprovação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Com a aprovação do Projeto de Lei, os colaboradores concursados passam a ter a possibilidade de progredir em sua carreira de servidor público, mediante ascensão profissional, o que reflete em um avanço de sua remuneração.

Festividades

Na programação de aniversário da cidade, que teve início no dia 3 de julho, estão inclusas a realização de missas, apresentações culturais e feiras abertas à população, bem como a tradicional micareta Pirifolia. A final do campeonato de futebol Pé de Chulé envolverá equipes de toda a cidade, assim como o Copão Rural e a Copa Batom, que incentivam a prática do esporte entre jovens e adultos em Piripiri.

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: