Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

III Moto Romaria de Piripiri a Santa Cruz dos Milagres

III Moto Romaria de Piripiri a Santa Cruz dos Milagres

28/07/2015 11:14

Com muita fé e espírito de aventura, piripirienses participaram da III Moto Romaria de Piripiri a cidade de Santa Cruz dos Milagres - PI. A viagem aconteceu de 25 a 26 de julho de 2015. A realização foi do Moto Grupo Águias da Fé com apoio do Clube dos Motoqueiros.

A concentração e saída aconteceram por volta das 5h da manhã, de sábado (25), da Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Piripiri.

Na ida, as cidades percorridas foram de Piripiri a Altos. Em seguida foi realizado a conversão (curva) a esquerda em direção a Alto Longá, passando por São João da Serra e logo após Santa Cruz dos Milagres, no total percorrido de aproximadamente 280 km.

As paradas aconteceram nos seguintes locais: Café da manhã na Churrascaria Chico Nunes - O Rei do Capote, no km 7 da PI 115, que liga Campo Maior a Castelo do Piauí. O Almoço foi na Churrascaria Pé de Serra, do Zé Inácio e Madalena, localizada no Povoado Contente, em São João da Serra. A pausa para merenda minutos antes ocorreu no povoado Buriti - Só.

A volta no domingo (26) aconteceu pelas cidades de São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Prata do Piauí, Beneditinos, Altos até Piripiri. O lanche aconteceu no comércio da dona Francisca, na localidade Bom Viver, 18 km antes de chegar em Beneditinos. A parada para o almoço foi no Restaurante Pedro Mangueira, BR-343, entre Altos e Campo Maior.

Segundo os dados de pesquisas na internet, a Romaria para Santa Cruz dos Milagres é considerada a terceira maior do Nordeste. É o único Santuário no Piauí reconhecido pelo Vaticano. A cidade recebe a visita, em média, de 100 mil romeiros por ano, de vários estados e cidades do Brasil. Os meses mais frenquentados são maio, quando se comemora a Cruz e setembro, data dos festejos. Fica a 180km da capital do estado, Teresina. A peregrinação começou no início do século XIX (dezenove) com a história do primeiro milagre.

Edição: Geysa Silva
Mais sobre: