Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana Nacional de Combate ao Fumo é realizada em Picos

Semana Nacional de Combate ao Fumo é realizada em Picos

31/08/2015 09:44

A Secretária Municipal de Saúde de Picos, através do Programa de Combate ao Tabagismo realiza a “Semana Nacional de Combate ao Fumo”. A campanha é alusiva ao dia 29 de agosto, data em que se comemora o dia nacional de combate ao fumo.

As atividades tiveram início nessa quarta-feira, 27, com início do tratamento com fumantes do Bairro São José, na Unidade Básica de Saúde Cecília Neri. Durante a visita aproximadamente 20 pessoas, entre usuários e profissionais de saúde participaram da reunião. Até o final da semana outras unidades básicas de saúde receberão a visita da equipe do programa.

“Começamos os trabalhos na Unidade Básica de Saúde Cecília Neri com o intuito de iniciarmos o tratamento, levando informações e medicamentos para que esses usuários sejam tratados no período de 90 dias, o encontro foi bastante proveitoso, devido ser uma área muito necessitada de tratamento, onde 100 pessoas foram cadastradas. Dessa forma, quando acabar o tratamento com essas pessoas logo em seguida iniciaremos outro grupo”, ressaltou coordenadora do Programa Municipal de Combate do Tabagismo, Micherlla Brito.

De acordo com a coordenadora o primeiro passo do tratamento consiste no cadastramento dos usuários, em seguida uma avaliação clínica para determinar o grau de dependência do paciente. “Neste momento, o fumante fornecerá informações sobre o seu vício. Caso o profissional julgue necessário, haverá o fornecimento de medicamentos que suprem a falta de nicotina”, frisou.

O programa existe em Picos desde 2002, porém, só foi implantado nas unidades básicas de saúde em 2013.

Fonte: Portal O Povo
Mais sobre: