Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Picos poderá ganhar shopping popular

Picos poderá ganhar shopping popular

31/07/2015 15:48

A construção do shopping popular tem sido uma alternativa em várias cidades brasileiras para tirar a grande quantidade de “bancas de feira” da rua, em Teresina o espaço comercial foi inaugurado em julho de 2009, com três pavimentos, o local abriga os camelôs que antes comercializavam nas ruas da capital.

De acordo com o secretário de Obras e Abastecimento de Picos, Iata Rodrigues, o projeto de construção de um shopping popular já está sendo pensado para Picos, ele explica que esta seria uma alternativa para retirar a grande quantidade de camelôs das praças da cidade.

“Temos também em andamento três projetos que queremos inaugurar até o final do ano, primeiro é a ideia do shopping popular, onde a gente possa estar concentrando todos os barraqueiros que hoje estão dispostos nas praças, praça é um passeio público, algo que tem que ficar livre para as pessoas passearem, para que a população possa frequentar”, contou Iata.

A ideia é escolher um local estratégico para a construção do prédio, com boa localização para que o retorno para os lojistas esteja garantido. “Então nós estamos estudando uma área, uma área nobre, é claro que a gente possa levá-los de forma que eles continuem tendo o seu retorno, tendo a sua comercialização, não adianta o município buscar um terreno fora do alcance da comercialização e colocar esse pessoal dos camelôs e deixá-los a ver navios, sem condições de comercializar e ganhar o pão de cada dia, então nós estamos com um projeto bem adiantado nesse sentido”, explicou o secretário de Obras.

Iata Rodrigues falou ainda que o projeto do shopping popular irá dar viabilidade para a execução de outro projeto que está sendo pensado pela equipe da secretaria que é a reestruturação das praças, ele afirma que a Praça Félix Pacheco necessita ser reformada para que a população tenha mais um local apropriado de lazer.

A inauguração do centro comercial popular em Picos e da reforma das praças poderá acontecer, segundo Iata, no aniversário da cidade deste ano, 12 de dezembro. O secretário falou ainda de obras em praças de Fátima do Piauí e em Torreões.

O secretário de Obras de Picos falou também sobre a construção da rodoviária para as vans, o vereador José Luís (PSB) é autor do Projeto de Lei que solicita a criação de um terminal rodoviário para transporte alternativo na cidade de Picos. Iata falou que o projeto para a construção do terminal já está bem concluído e que é importante pensar em uma alternativa que desafogue o trânsito de Picos. O município recebe uma grande quantidade de vans diariamente que circulam pela cidade e atrapalha o tráfego pelas ruas da cidade, principalmente no centro.

“Picos é uma cidade eminentemente comercial, nós temos aqui um sistema de vans e micro-ônibus que realmente salta aos olhos e que é claro nós temos que ter um zelo todo especial para com eles que diariamente trazem para a cidade pessoas para usar o sistema bancário, médicos, escolas, o comércio em geral, uma população flutuante de 20 mil pessoas dia, então nós temos que ter uma atenção especial para esse serviço”, pontuou o secretário.  A proposta está articulada em firmar parceria do poder público com a iniciativa privada.

 Iata Rodrigues comentou que a secretaria está com inúmeros projetos que se darão em curto e longo prazo, alguns poderão ser entregues até o final do ano. 

Fonte: Portal O Povo
Edição: Geysa Silva
Mais sobre: