Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Novo equipamento ajudará no tratamento de pessoas com tuberculose

Novo equipamento ajudará no tratamento de pessoas com tuberculose

20/05/2016 09:13

Mantido pela Prefeitura Municipal de Picos por meio da Secretaria da Saúde (SMS), o Programa Municipal de Controle da Tuberculose recebeu na manhã desta quinta – feira, 19/05, mais um equipamento que ajudará no controle e tratamento das pessoas com tuberculose. A estufa para cultura bacteriológica, modelo 502, foi doada pelo Ministério da Saúde em parceria com o LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí e já se encontra no Posto de Assistência Medica de Picos – PAM.

Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento

Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a enfermeira Layla Nascimento, a aquisição desse equipamento para a realização do exame de CULTURA para microbactérias. “É de suma importância para o serviço, pois veio a somar no quadro de exames já realizados no PAM em busca do diagnóstico de casos suspeitos de tuberculose, bem como auxiliar no acompanhamento dos pacientes em tratamento, além de outras indicações pertinentes”, disse.

Fotos: Marcos Valerio

Fotos: Marcos Valerio

A secretaria Municipal de Saúde oferece tratamento gratuito para pacientes com sintomas da tuberculose, por meio de acompanhamento especializado e fornecimento de medicamentos. O período de tratamento varia de seis meses a um ano e garante a cura da doença se o paciente não abandonar a medicação e seguir as indicações médicas. A busca de casos de pessoas com sintomas da tuberculose, principalmente a tosse, é sempre através das 36 Unidades Básicas de Saúde da cidade ou mesmo na coordenação do programa, que estão aptas a atender a pessoa com suspeita da doença.

“Enfatizo que todas as pessoa que estiverem com tosse  por mais de 15 dias, febre, suor noturno, falta de apetite, cansaço, falta de ar e emagrecimento devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência ou o PAM. Tuberculose tem cura e o tratamento é Gratuito”

A TUBERCULOSE

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa. Quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar gotas muito pequenas contendo o micróbio da tuberculose. A pessoa que respira este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.

Os principais sintomas da tuberculose são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos.

Fonte: Ascom
Mais sobre: