Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mais de 60 pássaros silvestres são resgatadas pela PRF em Picos

Os animais estavam sendo transportados ilegalmente e em condições de maus-tratos; uma pessoa foi detida

03/04/2023 16:40

Cerca de 63 pássaros silvestres da espécie Canário da Terra foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF) ao serem transportados ilegalmente em um ônibus na cidade de Picos. O flagrante ocorreu na BR-316, na última sexta-feira (31). 

De acordo com informações da PRF, os animais pássaros foram encontrados no interior de uma bagagem e estavam sem a devida documentação e em situação de maus-tratos, sendo transportados sem possibilidade de hidratação, sem ventilação adequada e com pouca mobilidade. Segundo a lei 9.605/1998, é proibido manter em cativeiro espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

(Foto: Divulgação/PRF)

Ainda segundo a PRF, o ônibus abordado vinha da cidade de Brasília (DF) com destino a Patos (PB).  A equipe iniciou os procedimentos de fiscalização quando encontrou duas bolsas nos últimos assentos do veículo, que pertenciam a um passageiro de 57 anos. Ao ser questionado sobre a origem dos pássaros, o homem informou que eram seus e que os havia adquirido na cidade de Ceilândia (DF), pelo valor de R$ 10,00 cada. Alegou ainda que soltaria os pássaros em Patos (PB).

Diante do exposto, as aves foram encaminhadas a delegacia de Polícia Civil de Picos e o passageiro assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial e responder pelos crimes de Matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e Praticar maus-tratos contra animais. Posteriormente as aves foram soltas. 

Fonte: Com informações da PRF
Mais sobre: