Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Instalação da SEMAR em Picos pode diminuir perfuração irregular de poços

Instalação da SEMAR em Picos pode diminuir perfuração irregular de poços

01/09/2015 10:29

Não é de hoje que o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hidricos de Picos, Glauber Silva, manifesta o desejo de trazer para Picos um escritório da SEMAR (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), que é o órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos e uso sustentável do meio ambiente.

Gláuber Silva esteve mais uma vez com o secretário de Meio Ambiente do Estado, Ziza Carvalho, para tratar da instalação do órgão em Picos. O encontro aconteceu na última quarta-feira (26) em Teresina.

De acordo com Glauber, a instalação da SEMAR em Picos auxiliaria em muitas questões que não podem ser resolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois em casos diversos é preciso recorrer ao órgão estadual em Teresina.

Um dos pontos abordados pelo secretário municipal foi a perfuração ilegal de poços, Glauber comenta que a secretaria de Meio Ambiente de Picos não pode emitir licenças ambientais que autorize a perfuração de poços, por tratar de um recurso hídrico estadual, o lençol freático, com isso a perfuração clandestina é realizada.

“Em muitas coisas a gente avançou, já emitimos algumas licenças aqui em Picos, mas essa questão dos poços ainda é de Teresina, e às vezes pela distância, pela burocracia, pela dificuldade  de acesso a SEMAR muitas pessoas não vão lá e perfuram poços aqui mesmo na região de forma clandestina, contratam empresas sem geólogos, sem engenheiros ambiental e comprometem nosso lençol freático. Nosso intuito, esse desejo não é só um desejo meu,  mas é um desejo da sociedade aqui da região é que a SEMAR venha para esta região, instale um escritório regional para atender Picos e todos esses 60 municípios que compõe a região”, comentou Glauber Silva.

Algumas diligências em cidades vizinhas não podem ser atendidas pela secretaria de Picos por não ter nenhum representante do órgão a nível de estado. Uma queimada ou crime ambiental em cidades vizinhas não podem ser resolvidos pela SEMAM de Picos, mas com um fiscal da SEMAR trabalhando em conjunto com fiscais municipais a atuação poderia se estender por toda região.

Glauber relatou que o secretário Ziza Carvalho confirmou a intenção do governador Wellington Dias em descentralizar a SEMAR. “O governador quer descentralizar a gestão e nada mais justo que descentralizar começando por Picos que é uma grande potência econômica do estado do Piauí, se gera muito imposto, muito ICMS aqui na cidade de Picos que há uma boa arrecadação do Estado”, pontuou Glauber Silva.

O secretário estadual de Meio Ambiente teria ainda sinalizado para que fosse visto um prédio para a instalação do órgão em Picos, uma equipe da parte administrativa da SEMAR ficaria responsável pela compra da mobilha, equipamentos, e capacitar os servidores que virão para Picos. O secretário municipal de Meio Ambiente e o prefeito de Picos devem enviar um ofício para o governador para formalizar essa investida do Estado na cidade.

Glauber Silva acredita que até o mês de dezembro seria possível estar inaugurando o escritório do órgão estadual em Picos. 

Fonte: Portal O Povo
Mais sobre: