Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cirurgia pioneira no Piauí implanta eletrodo na coluna vertebral

Paciente sofria com dor crônica que não parava nem com o uso de morfina.

25/01/2015 12:27

Apontada como uma das melhores referências da região Meio Norte, a medicina piauiense continua avançando a passos largos. No último sábado (24), foi realizada a primeira cirurgia no Piauí para inclusão de um eletrodo na coluna vertebral de um paciente que sofre com dor crônica.

O procedimento, realizado pelo neurocirurgião Francisco Alencar, especialista em dor, vai possibilitar a realização do tratamento chamado de neuromodulação, uma terapia recomendada para melhorar a qualidade de vida de pacientes com dor crônica. O médico piauiense se especializou no procedimento no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

"Implantamos um eletrodo na coluna do paciente para interceptar os sinais de dor antes que eles cheguem ao cérebro. Esse equipamento emite impulsos elétricos, chamados de neouroestimulação, que substituem os impulsos de dor por outra sensação que algumas pessoas descrevem como um tipo de dormência e outras apenas como a ausência da dor", explica o neurocirurgião Francisco Alencar.

Para realização do procedimento pioneiro no Piauí, Alencar contou com o auxílio do neurocirurgião Erich Fonoff, coordenador do Grupo de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O médico Francisco Alencar explica que o tratamento reduz a dor de forma significativa, objetivo principal da cirurgia, e conduz a um menor consumo de medicações analgésicas. "O resultado varia de pessoa pra pessoa e há muitos casos de melhora na capacidade de voltar a ter uma vida familiar normal e de realizar normalmente as atividades do trabalho, realização de atividade física, melhorando sua qualidade de vida", complementa.

O paciente que se submeteu à cirurgia tem 39 anos e sofre com dor lombar crônica há quase dois anos originada a partir de uma hérnia de disco. Já realizou cirurgia para colocação de pinos na coluna e faz tratamento de reabilitação como fisioterapia e hidroterapia quatro vezes na semana. Também fez acupuntura, mas a dor não cessava nem mesmo com a aplicação de substâncias mais fortes, como a morfina.

A cirurgia foi realizada no Hospital São Marcos, em Teresina, e teve três horas de duração.


Fonte: PortalODIA.com
Edição: PortalODIA.com
Mais sobre: