Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ações relativas ao "œOutubro Rosa" são realizadas pela SMS

Ações relativas ao "œOutubro Rosa" são realizadas pela SMS

10/10/2015 09:03

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos (SMS) está realizando ações referentes ao “Outubro Rosa”, mês de referência ao combate ao câncer de mama. Nesta manhã (08) foi realizada uma palestra com profissionais da saúde para mulheres a fim de alerta-las e informa-las sobre os riscos da doença.

O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde Canto da Várzea I. O acadêmico de enfermagem Maurilo Franco ministrou a palestra que mostrava a importância da mulher fazer o autoexame da mama, além de orientá-las a realizar exames clínicos.

“É um câncer bem comum nas mulheres que mata e a importância das atividades desenvolvidas pelos PSFs é a educação, orientação para a prevenção e detecção de algo anormal na mama, então a importância que é dada é a mulher fazer o auto conhecimento do seu corpo, da sua mama, perceber algo de anormal e de fato procurar uma orientação profissional para que esse diagnóstico seja feito precocemente”, comentou Maurilo Franco.

O palestrante alertou ainda que a atenção para o câncer de mama deve envolver o ano inteiro e não apenas este mês, ele comenta que atualmente as mulheres se cuidam mais e estão cada vez mais alertas à sua saúde.

“É um movimento de conscientização muito bom o Outubro Rosa, as atividades se intensificam mais em outubro, mas na verdade todo mês para a mulher tem que ser um mês rosa, tem que ser um mês para ela estar se conhecendo. As mulheres vêm participando muito, vem despertando interesse em se cuidar, até porque a mulher contemporânea ela está mais preocupada com sua saúde, com seu bem estar”, acrescentou.

A enfermeira que atende no Canto da Várzea I destacou que o objetivo principal das palestras é orientar a população quanto a importância, não apenas do autoexame, mas também da ultrassom da mama e a mamografia a fim de um diagnóstico precoce da doença. Ela comenta as atividades realizadas nesta manhã e alerta que o câncer de mama, apesar de raro, pode ocorrer também em homens.

“Nós orientamos a forma correta de realizar o autoexame, além disso, foi feita a solicitação de ultrassom, mamografia pela médica Francisca Madalena, nós orientamos quanto aos fatores de risco que aumentam a predisposição do câncer de mama, falamos da desmistificação do câncer de mama que muitas vezes as pessoas acham que é exclusivo da mulher e não é, pode ocorrer em homens só que em menor proporção”, comentou.

Além das atividades foi proporcionado um café da manhã para as participantes, as palestras e orientações seguem em unidades básicas de saúde do município durante todo mês de outubro. 

Fonte: Portal O Povo
Mais sobre: