Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vai começar a festa de São José Operário em Pedro II

De 21 de abril a 01 de maio.

20/04/2017 19:05

A Paróquia São José Operário em Pedro II celebra o seu padroeiro de 21 de abril a 01 de maio, neste ano o tema que será trabalhado durante toda a festa é o seguinte: “São José, exemplo de fidelidade e amor a família”. A programação terá início nesta sexta-feira (21-04) às 17h30min onde haverá uma concentração na residência da senhora Raimundinha Galeano, logo em seguida inicia a procissão de abertura com a imagem de São José Operário passando por algumas ruas da Vila e pela Avenida José Lourenço Mourão com chegada a Praça da Matriz de São José onde acontece o hasteamento da bandeira e logo após Missa Solene.

A festa de São José Operário em Pedro II se encerra no dia em que celebramos o dia do operário, 01 de maio. A data nasceu para lembrar o massacre dos trabalhadores, acontecida em Chicago no ano de 1886. Durante uma greve, os trabalhadores foram massacrados sem piedade pelos poderosos. Papa Pio Doze instituiu a festa de “São José Operário”, em 1955.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e permitiu que as profecias se cumprissem. O papa Leão XIII nos diz que os operários têm o direito de recorrer a São José e de procurar imitá-lo. Porque São José, de família real, casado com a mais santa entre todas as mulheres, considerado o pai do Filho de Deus, retirou, do seu trabalho de carpinteiro, o sustento da Sagrada Família.

A escolha de São José como padroeiro dos trabalhadores mostra que a Igreja está do lado dos mais fracos e injustiçados. Junto com a celebração do justo José, a Igreja celebra a vida dos milhões de trabalhadores de todo o mundo e levanta a voz para defendê-los nas horas de necessidade. Numa sociedade materialista, que divide as pessoas pelo tipo de trabalho e que valoriza o ser humano pelo que ele recebe, a Igreja quer lembrar, no dia 1º de maio, o valor humano e cristão do trabalhador.





Fotos: Arquivos - Eudes Martins

Por: Eudes Martins
Mais sobre: