Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana do Bebê reforça ações integradas da Prefeitura

A programação da Semana do Bebê veio para fortalecer ainda mais as ações já desenvolvidas por cada secretaria de Pedro II.

17/11/2015 21:50

Até a próxima quinta-feira (19), Pedro II dedica uma atenção especial à geração do futuro. A Semana do Bebê iniciou no último domingo (15) e é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 06 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Mas, para os Pedrossegundenses que residem no município, ações de maior atenção voltadas para a saúde, em especial à de gestantes e crianças, não são uma novidade. Desde o início da gestão da prefeita Neuma Café, a Prefeitura Municipal tem promovido diversos programas de apoio à população que são desenvolvidos pela integração dos trabalhos de uma ou mais secretarias.

É o caso da merenda escolar abastecida pela agricultura familiar, onde através do programa compra direita, as escolas adquirem alimentos de produtores locais, melhorando a qualidade de saúde dos alunos e gerando emprego e renda ao homem do campo. No caso da Semana do Bebê, a programação é composta principalmente por trabalhos realizados pelas Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação.

“A importância desse evento é passar cada vez mais informações sobre a primeira infância para mães, profissionais de saúde e a família como um todo. É também um reflexo da gestão que mostra os vários trabalhos que estamos desenvolvendo. São ações articuladas para garantir que a criança se desenvolva de forma saudável, que se torne um cidadão produtivo, feliz e completo em todos os sentidos”, declarou a prefeita Neuma Café. Ela destacou ainda que as creches já recebem crianças de dois anos e que a perspectiva para o próximo ano é ampliar as vagas e conseguir recursos para a construção de uma creche berçário, onde as mães poderão deixar os recém-nascidos a partir de um mês. “Dessa forma, as mães poderão ficar mais livres para se capacitarem e buscarem trabalho, sabendo que seus filhos estão em boas mãos, que serão bem cuidados nos aspectos sociais, educacionais e de saúde”, colocou.

A secretária de saúde, Amanda Andrade, falou sobre o projeto mãe preciosa, uma ação inovadora da gestão, que tem apresentado resultados satisfatórios na melhoria da saúde de gestantes. “O projeto é desenvolvido pela secretaria desde abril e já está presente em todos os postos de saúde. O acompanhamento da primeira infância é feito desde à concepção, o pré-natal e o planejamento familiar feito pela Estratégia Saúde da Família. Na puericultura nós avaliamos o peso das crianças, o comprimento do perímetro encefálico e várias outras coisas. Também não deixamos faltar médicos para acompanhar as gestantes e nem medicamentos para as crianças”, explicou Amanda Andrade.

A enfermeira Kadja Barreto, que está na terceira gestação, comparou o tratamento dado às mães gestantes a partir do novo modelo de gestão municipal. “É muito gratificante ver mães que já passaram por abortos ou que tem problemas de saúde como diabetes, conseguir ir até o fim da gravidez e terem filhos saudáveis. A gestante tem uma grande necessidade de laços afetivos e toda a atenção básica ficou mais sensível. Mudou para melhor, com certeza”, garantiu.

De acordo com a secretária de assistência social, Lurdinha Alves, todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em Pedro II já contam com ações voltadas para uma melhor conscientização de gestantes e estão participando da programação da Semana do Bebê. Lurdinha Alves informou também que ao final do evento às futuras mães receberão um enxoval.

Em relação à educação infantil, a secretária de educação, Adriana Costa, ressaltou o trabalho da secretaria em trabalhar mais o lúdico na primeira infância e também de chamar os pais para dentro das creches. Assim, a programação da Semana do Bebê veio para fortalecer ainda mais as ações já desenvolvidas por cada secretaria de Pedro II.

Não perca a programação da Semana do Bebê

Na quarta-feira (18), ocorre o II Circuito de atividades Lúdicas: brincando com o corpo a gente aprende, a partir das 8h. Também às 8h, na ESF Irene Matias, acontece a palestra “Alimentação na 1ª infância”. Mais uma palestra ocorre às 14h no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com o tema “Identificando sinais de violência na primeira infância”.

E na quinta-feira (19), as creches municipais farão, a partir das 14h, uma avaliação nutricional das crianças das creches com pais e responsáveis junto com nutricionistas da merenda escolas do município.











Fotos: Ednardo Pinto e Sales Neto

Por: Eudes Martins
Mais sobre: