Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seduc firma parceria com Projeto Mandacaru para Ecoescola Thomas a Kempis

Com a parceria, a Seduc irá fornecer os professores para a escola

10/02/2017 22:35

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Superintendência Institucional, firmou parceria com o Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, entidade sem fins lucrativos que promove a cidadania dentro da realidade nordestina, desenvolvendo ações socioculturais, econômicas, religiosas e educacionais nas comunidades rurais e trabalhando projetos de convivência com o semiárido na perspectiva da sustentabilidade. Com a parceria, a Seduc irá fornecer os professores para a escola. 

No Piauí, o Mandacaru implantou a Ecoescola Thomas a Kempis, na zona rural de Pedro II. "A escola desenvolve projetos educativos voltados para a convivência com o semiárido tendo a roça orgânica como uma alternativa de fortalecimento da agricultura familiar sustentável na região", informa Neto Santos, coordenador do Centro Mandacaru.

O superintendente Institucional da Seduc, José Barros, ficou impressionado com a proposta pedagógica da Ecoescola. "Acredito na educação quando ela é casada com esporte e a cultura. E o que nós encontramos aqui são estudantes altamente ativos, seguros de si, cientes de suas realidades e motivados a vencer na vida, apesar da vulnerabilidade frágil social e financeira em que vivem com suas famílias", pontuou.

Para José Barros, o projeto pedagógico da Ecoescola pode servir de modelo para outras escolas. "Apresento este sentimento para nossa secretária Rejane Dias e para nossa equipe de ensino. Um modelo de educação contextualizada em que família esta inserida de fato na aprendizagem dos seus filhos. Isso é grandioso! São estudantes privilegiados", declara.

"A personalidade de uma pessoa, de um estudante é construída não só no ambiente familiar, mas também com as experiências em outros lugares.  Por isso, a escola tem papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento e a formação integral dos alunos. Portanto, iniciativas como esta deixam clara que o aprendizado na Ecoescola vai além de ciências humanas e exatas, pois contempla sentimentos, emoções e realidades. Comprovamos, com isso, a melhora do processo de aprendizagem", finaliza o José Barros.

Ecoescola Thomas a Kempis

A Ecoescola Thomas a Kempis foi criada em 2001 e funciona em tempo integral com Ensino Fundamental e Médio. A escola possui zero em evasão escola e atualmente atende 160 alunos por ano. "Aqui os filhos dos agricultores desenvolvem projetos que impactam diretamente na vida das suas famílias, como as roças agroecológicas permanentes, hortas sombreadas, apicultura, manejo adequado de pequenos animais e técnicas agrícolas de convivência com o semiárido", explica a diretora  Deodata Silva.

A pedagogia escolar da Ecoescola atua ainda na formação direta do estudante para que ele seja um cidadão através da educação emocional e ambiental. "Nosso objetivo principal é apresentar alternativas de produção orgânica na agricultura familiar na região sem o uso de agrotóxicos e nem desmatamento das propriedades, dentro de um planejamento estratégico com vistas a uma produção eficiente com foco sustentabilidade ambiental",  completa Jaqueline Sousa, coordenadora pedagógica.






Fonte: seduc.pi

Por: Eudes Martins
Mais sobre: