Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reunião com arquitetos discute projetos para Pedro II

Presidente do CRECI Nogueira Neto e Paulo Robert da PR Construtora também participaram da reunião.

29/09/2017 22:33

Primeiramente, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, Nogueira Neto, explica a proposta de novidades ao conjunto imobiliário da cidade: “Estamos aqui com o projeto Vila das Flores, que é um projeto na Vila Operária, é um conjunto residencial, um conjunto de casas que será implantado na cidade, para os pedrossegundenses que residem fora de Pedro II. O loteamento será aberto ao lado do condomínio numa área de 07 Hectares e que tem um partido urbanístico muito bem elaborado pelo arquiteto Júlio Medeiros, e isso vai ser uma dádiva um presente para Pedro II”, diz Nogueira.

Ele também fala especificamente sobre as mudanças pensadas ao centro da cidade: “Tem também outro projeto que está sendo desenvolvido, que é o do centro histórico de Pedro II, que é uma grande conquista para Pedro II e isso vai engrandecer cada vez mais a cidade. Que já é um polo turístico e que vai incrementar cada vez mais o turismo de Pedro II”, complementa.

Paulo Robert, da PR Construtora, fala das inovações que este projeto traz para o município em termos de estrutura de engenharia e arquitetura: “Este é um projeto bastante arrojado, de primeiro mundo, a gente reuniu as melhores cabeças, nós tivemos o arquiteto Júlio Medeiros e o Nogueira Neto, presidente do CRECI, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado do Piauí e em parceria com a Paróquia de São José Operário, que vai gerar muito emprego para a cidade, para ela crescer de forma ordenada, distribuindo renda e melhorando a qualidade de vida da população”, disse Paulo.

Já o arquiteto Júlio Medeiros confirma a iniciativa de novos projetos para urbanismo e arquitetura no centro histórico de Pedro II. “Beleza, a história de Pedro II vem só em crescente, que vem desde o início do Festival. A gente chega aqui e vê as casas todas pintadas, todo mundo cuidando das fachadas, dos passeios, é uma coisa muito importante que a cidade incorporou essa coisa do patrimônio histórico, da preservação, da autoestima que é Pedro II”, frisa Júlio.

“Um dos projetos que tem é exatamente cuidar do entorno dessas casas, que são os passeios, as vias, as placas de comunicação, que são a acessibilidade, as praças, que são fantásticas e a gente precisa cada vez mais retocar isso, o design, que é o nosso quadrilátero cultural, que é isso, a revitalização do centro histórico”, comenta Medeiros.

Por fim, Júlio Medeiros fala do projeto do centro histórico em si: “Então vamos trabalhar a comunicação visual, a comunicação de sinalização de trânsito, a acessibilidade, cuidar dos passeios padrão, arborizar e valorizar os principais patrimônios, no caso aqui o Clube 11 de agosto, que aí deve criar o Museu da Opala; esse é um projeto que já tem o recurso destinado para isso; a ideia de criar um centro gastronômico; de cuidar do entorno da Praça do Shopping do Artesão, de resolver ali aquele problema dos camelôs, ou seja, de abriga-los de forma muito mais interessante para eles. E aí fortalecer e concluir esse grande projeto que é o centro histórico de Pedro II”, finaliza Júlio Medeiros.

A reunião aconteceu na Prefeitura Municipal de Pedro II com a presença do prefeito Alvimar Martins e de alguns secretários.





Colaboração: João Paulo

Foto: Edinardo Pinto.

Por: Eudes Martins
Mais sobre: