Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Realizada a Culminância da Semana de Saúde na Escola em Pedro II

"œDengue, Zika e Chikungunya"

12/04/2017 13:08

Durante toda a semana do dia 03 a 07 de abril, profissionais das Secretarias de Saúde e Educação de Pedro II, estiveram envolvidos no Programa Saúde na Escola - PSE, organizando projetos e trabalhos com seus alunos. Com o tema: “Dengue, Zika e Chikungunya”, foram envolvidas nesta ação 09 escolas municipais com sede na zona urbana e consequentemente com a participação de todos os alunos.

Com a finalidade de contemplar toda a cidade, esta programação se estendeu até a data de 11 de abril, neste período os agentes de endemias realizaram visitas aos imóveis da zona urbana com um mutirão educativo, os mesmos ainda contaram com o auxílio dos alunos e educadores da Rede de Ensino Municipal.

A culminância da Semana Saúde na Escola aconteceu na manhã de terça-feira (11-04) na Praça da Matriz. As 07h30min, todos os alunos, professores e diretores das escolas envolvidas nesta ação, juntamente com os coordenadores da Saúde e Educação, agentes de endemias e demais profissionais, se concentraram na Praça da Matriz, logo em seguida, saíram em caminhada pelas Ruas Domingos Mourão, Corinto Andrade, Avenida Coronel Cordeiro e pela Rua Tertuliano Filho, retornando novamente para a Praça da Matriz, durante a caminhada os alunos exibiam cartazes educativos, estimulando a comunidade pedrossegundense a combater o mosquito Aedes aegypti.

Na continuidade do evento, foi formada uma mesa de honra com a presença de várias autoridades e profissionais tanto da saúde, quanto da educação. O senhor Sebastião Freire, Supervisor Geral da 3ª Gerência Regional de Saúde, ao fazer uso da palavra destacou a importância da ação realizada junto as escola. “Parabenizo o município pela ação envolvida dentro do Programa Saúde na Escola, não somente pelo mutirão realizado nas residências e imóveis em geral, mas também por envolver os alunos que com certeza estarão colocando em prática com as famílias em suas residências no combate ao mosquito”, finalizou.

Após as falas, foi o momento das escolas se apresentarem, cada uma com o seu tema, mas todos voltados para a ação, nesta oportunidade, os alunos cantaram, dramatizaram e encenaram diversas formas de se combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Ao final das apresentações, o Coordenador do Programa Saúde na Escola, Luan Lunas agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos nesta ação durante toda a semana, destacando a importância de todos trabalharem juntos no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Encerando este momento, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Maria Herlândia, entregou um troféu ao aluno Maxuel, o mesmo ao receber as orientações na Escola Santa Ângela, logo em seguida já colocou em prática o que aprendeu e imediatamente foi transmitindo para a sua família e vizinhos, por este motivo, o garoto foi escolhido como o garoto Super Herói no combate ao mosquito Aedes.





Por: Eudes Martins
Mais sobre: