Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto Pedro II Mais Verde contempla plantio de mudas em escola

Em comemoração ao dia da árvore 21 de setembro foi dado início a novo projeto ambiental.

22/09/2017 22:35

O dia da árvore 21 de setembro foi bem proveitoso na Escola Municipal Monsenhor Lotário Webber. O motivo? A criançada deu um show de cidadania e ambientalismo com o plantio de algumas mudas de Pau D’Arco, o conhecido Ipê, nos canteiros do jardim da escola. Essa é uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pedro II, através do projeto Pedro II Mais Verde.

Para o Secretário de Governo, Márcio Lobão, “essa iniciativa é muito importante, no entanto, escolhemos a escola Monsenhor Lotário e lá foi feito o plantio de Ipês, que aqui na nossa região conhecemos por Pau D’Arco. Pelo projeto da Secretaria de Meio Ambiente, só quem vai ganhar é a cidade e nesta ocasião, as crianças que também serão conscientizadas. Pois a árvore é de grande importância para a gente. Por quê? Porque ela nos traz oxigênio, nos traz a vida”, disse Lobão.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior, um dia de ação, de ativismo ambiental com as crianças é de relevante importância: “Procuramos realizar no dia da árvore uma grande representação ecológica, nesse dia 21 de setembro e, a pedido do prefeito Alvimar Martins, trouxemos o projeto chamado Pedro II Mais Verde, que é um projeto que busca dentro da própria escola a conscientização da questão ambiental. Estamos tentando conscientizar de forma pedagógica a questão ambiental”.

O Diretor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Joel Neves, falou também da necessidade fundamental de conscientização e sensibilização do alunado para o plantio de árvores: “Quando o Secretário do Meio Ambiente nos procurou com esse projeto, Pedro II Mais Verde, onde o mesmo afirmava que conseguiria as mudas e que queria uma parceria com a Secretaria de Educação, a gente logo abraçou e estamos lançando aqui esse projeto na escola Monsenhor Lotário, onde reunimos um grupo de alunos, falamos da importância da conscientização do meio ambiente, da importância da árvore e escolhemos o dia da árvore para ser implantado esse projeto aqui na escola, na oportunidade, plantamos 8 mudas na escola e iniciamos essa conscientização”, comenta Joel.

Conforme a Diretora da escola, a senhora Paulilânia, esse projeto só vem acrescentar. “A gente só ganha com esse projeto, até porque nós estamos passando por um momento difícil, que é a situação hídrica e se nós não fizermos nada agora, no futuro a situação será agravada totalmente. Então, o colégio Monsenhor Lotário está de parabéns por estar apoiando esse projeto, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Meio Ambiente, integradas, estão fazendo o trabalho juntos e a escola Monsenhor Lotário hoje só vem a agradecer e engrandecer esse evento, as crianças participaram com muita emoção, com muita vontade de plantar e várias plantas foram colocadas hoje em nossa escola e estamos felizes em participar desse projeto que é de grande relevância para o nosso município”.






Colaboração e fotos: João Paulo

Por: Eudes Martins
Mais sobre: