Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto Mãe Preciosa da Prefeitura de Pedro II recebe Selo ODM 2015

Reconhecimento Objetivos de Desenvolvimento do Milênio tem caráter internacional

27/11/2015 19:34

A Prefeitura Municipal de Pedro II recebeu nessa quinta-feira (26) o Selo ODM Edição 2015. O certificado foi entregue à prefeita Neuma Café durante a abertura do I Seminário Estadual de Interlocução em Educação Ambiental e Saúde, realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) em Teresina. O reconhecimento se deve à execução do Projeto Mãe Preciosa.

 Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos no ano 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em resposta a grandes problemas da humanidade questionados nas conferências internacionais. Foram, então, definidos oito objetivos integrados por um conjunto de metas e indicadores para a promoção de boas práticas que transformem as pessoas e mudem o mundo.

O projeto Mãe Preciosa, desenvolvido pela Prefeitura de Pedro II, é realizado conjuntamente pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. Através dele, gestantes e mães têm um acompanhamento completo que trabalha o pré-natal, a primeira infância da criança e diversas outras necessidades da mulher. O projeto conseguiu atingir as oito metas definidas pelos ODM que são: 1 – Acabar com a fome e a miséria; 2 – Educação básica de qualidade para todos; 3 – Igualdade entre os sexos e valorização da mulher; 4 – Reduzir a mortalidade infantil; 5 – Melhorar a saúde das gestantes; 6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças; 7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e 8 –Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

A prefeita Neuma Café agradeceu a colaboração de toda a equipe da gestão municipal que se empenha em realização ações integradas para garantir qualidade aos serviços prestados à população de Pedro II. “Um momento de grande satisfação, de emoção e agradecimento a toda a equipe. É o reconhecimento para um grupo que trabalha de maneira articulada para potencializar ações que melhorem o nosso município e fazendo nossa parte para melhorar o mundo. Estou muito grata a todos os secretários e suas equipes, em especial às secretárias de saúde, Amanda Andrade, de educação, Adriana Costa e de assistência, Lurdinha Alves, que estão à frente do projeto Mãe Preciosa e o nosso articulador desse selo, Jota Santos”, declarou.

O coordenador do Núcleo ODM Piauí, Narciso Chagas, afirmou que o reconhecimento internacional das Nações Unidas fortalece a capacidade da gestão pública municipal para promover mudanças sociais que gerem impactos positivos no desenvolvimento do planeta. Narciso destacou o comprometimento da prefeita Neuma Café enquanto gestora municipal em desenvolver ações que têm sido modelos para outros municípios. “Eu quero reforçar aqui a importância e o trabalho que a prefeita Neuma Café vem desenvolvendo no município. Primeira a capacidade que ela tem de visualizar uma dinâmica intersetorial da gestão dela e isso é fundamental para o gestor ter uma visão sistêmica da cidade, conseguir dialogar com a população sobre as realidades sociais que precisam ser transformadas. E também uma equipe comprometida, uma equipe que está procurando as formas adequadas e necessárias para que se alcance resultados nos seus diversos projetos. A área de política para mulher, a área de agricultura familiar, a área da educação, a área da assistência social, são áreas fundamentais para o desenvolvimento do município. De tal sorte inclusive que a prefeitura de Pedro II tem sido referência para outros municípios, cooperando com outras cidades que procuram modelos que dão certo para replicar. Queremos parabenizar a prefeita Neuma Café, sua equipe e os cidadãos de Pedro II pelos resultados alcançados”, congratulou.









Por: Eudes Martins
Mais sobre: