Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pesquisa de Campo: Ecoescola recebe visita de estudantes da UFPI

A delegação era formada por estudantes do curso de licenciatura plena em educação do campo

22/08/2017 20:26

Uma delegação formada por 30 pessoas incluindo estudantes e professores da Universidade Federal do Piauí – UFPI Campus Floriano estiveram em visita a Ecoescola Thomas a Kempis para conhecer as práticas lá trabalhadas com foco na convivência com o Semiárido. A delegação era formada por estudantes do curso de licenciatura plena em educação do campo sob a coordenação do professor Erlon Barros. A programação foi contemplada durante duas etapas, sendo que no primeiro momento aconteceu uma visita nas áreas da escola onde os alunos puderam ver a roça agroecológica, a horta sombreada entre outros. No segundo momento a professora Jaqueline de Sousa apresentou a proposta pedagógica da Ecoescola e o modelo de educação contextualizada trabalhado no cotidiano da escola há 16 anos. O acompanhamento nas áreas foi realizado pelos alunos Aílson Soares e Maria da Conceição.


Durante quase toda a manhã os estudantes conheceram a proposta e a metodologia que a Ecoescola emprega no dia a dia escolar. Após as apresentações, os visitantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e gerar debates sobre as conquistas e desafios da educação no campo. “É muito valioso a gente fazer uma aula prática com eles porque além do aprendizado, eles também conheceram como funciona no dia a dia uma escola que trabalha a educação contextualizada no Semiárido”, disse o professor Erlon Barros.


“Estou impressionada com o que estou vendo aqui. O que mais me chamou atenção foi o desenvolvimento dos alunos porque a gente não ver isso, lá de onde venho, por isso estou levando essa proposta para minha cidade onde pretendo apresentar numa escola que também tem um trabalho parecido com esta”, dizia a estudante Taís Mota após assistir as apresentações.


A delegação também visitou o sítio ecológico de seu Oliveira na comunidade Barro dos Lopes a 09 km de Pedro II, uma propriedade que desenvolve uma produção de hortaliças agroecológicas.






Fonte: www.matoesfm.com.br

Fotos: Neto Santos

Por: Eudes Martins
Mais sobre: