Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II sedia exposição em homenagem a Luiz Gonzaga

A mostra está aberta ao público no turno da manhã, de 8h às 12h, e no período da tarde, das 18h às 21h.

14/06/2017 19:03

Com um repertório de canções e de composições históricas, Luiz Gonzaga, o rei do baião, é tema da Exposição Itinerante – Expozaga, que se encontra em Pedro II até o dia 18 de junho.

Foto: Eudes Martins

Instalada no Memorial Tertuliano Brandão Filho, em frente à Praça Deputado Milton Brandão (Praça do Recanto), no centro histórico da cidade, a exposição faz parte da proposta cultural do Festival de Inverno. A mostra está aberta ao público no turno da manhã, de 8h às 12h, e no período da tarde, das 18h às 21h.

O curador da exposição, Reginaldo Silva, fala da importância da obra de Luiz Gonzaga para a cultura brasileira. “Hoje a gente pode considerar a obra de Luiz Gonzaga, além de um patrimônio cultural, um equipamento pedagógico. As pessoas me perguntam se a obra dele ainda vai durar cem anos e eu respondo que não apenas cem, mas quinhentos, mil anos. Porque quem procura conhecer e trabalhar a obra de Luiz Gonzaga são jovens que levam adiante a sua arte”, afirma o curador.

Com uma proposta de valorização e homenagem às músicas de Luiz Gonzaga, também foi lançada a Colônia Gonzaguiana de Pedro II, com a presença das Colônias Gonzaguianas de Teresina e de Batalha.

Écore Nascimento, integrante da banda As Fulô do Sertão, de Teresina, conta do prazer em cantar o Rei do Baião. “Quando a gente canta: 'se a gente lembra só por lembrar', representa o que nós somos de verdade. Então a gente senta para escolher as músicas com a qual nos identificamos e planejamos o show em cima disso, pensando sempre em mostrar o que há de melhor na cultura nordestina”, declara Écore Nascimento.

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, destaca que estão sendo feitos os últimos preparativos para o Festival de Inverno. “Nós já estamos na reta final dos preparativos para a grande festa, ansiosamente esperada pelos fãs dos artistas que estarão aqui. Com certeza, teremos um festival de grande sucesso e acreditamos que o público vai gostar e se identificar com a proposta desta edição”, finaliza Alvimar Martins.






Fonte: R2

Fotos: João Paulo

Por: Eudes Martins
Mais sobre: