Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II perde um de seus Profetas da Chuva

Seu Francisco Luciano participou do encontro desde o início em 2008.

14/09/2015 21:43

Certos da sabedoria do homem e da mulher do campo, ninguém é capaz de desafiá-los quando o tema é vivências na comunidade e na roça. Entre essas sabedorias estão as leituras que essas pessoas fazem da natureza sobre a previsão das chuvas no inverno que vem. Tem sido assim de geração para geração onde os mais velhos vão passando para os mais novos suas sabedorias de vida.

Um dos grandes momentos de atenção as essas sábias pessoas acontece no Encontro dos Profetas da Chuva realizado anualmente pelo Centro de Formação Mandacaru com o apoio da Rádio Matões FM. É um evento que não acontece somente para se saber a previsão do tempo, até porque com a tecnologia e internet de hoje é possível se saber a previsão do tempo de quase um ano até minutos antes. O encontro dos Profetas da Chuva acontece principalmente para valorizar o saber popular e para fortalecer a relação sociedade e natureza. Pois é através dos sinais da natureza que essas pessoas fazem a leitura do tempo.


Pedro II tem um grupo de profetas que se reúne uma vez por ano para partilhar o que eles perceberam no tempo visando o inverno vindouro. Seu Francisco Luciano participou do encontro desde o início em 2008. É como muito pesar e tristeza que anunciamos nessa matéria, a perda repentina de um desses sábios homens que respeitosamente chamávamos de Profeta Francisco Luciano. Ele residia na comunidade Tapera dos Vital com sua família. Pedro II perde uma dessas sábias pessoas, sabedoria que ele sempre dizia que tinha aprendido com seus pais.


Segundo familiares, Francisco estava aparentemente bem e até saiu no terreiro de casa a noite para observar o tempo, pois nesse período eles observam por todo o mês de setembro a chamada experiência da primavera. Pouco mais tarde ainda na noite deste domingo (13) foi surpreendido com um ataque de coração não resistido e tendo óbito muito rapidamente.


Logo que soube da notícia, a antropóloga Adeodata dos Anjos, idealizadora do encontro dos Profetas da Chuva em Pedro II disse: “Estou com o coração muito apertado de tristeza, pois perdi um dos meus profetas”, Francisco Luciano era irmão dos comerciantes Clemente e Getúlio, proprietários de restaurantes aqui de Pedro II.













Fotos: Neto Santos

Fonte: matoesfm.com.br
Por: Eudes Martins
Mais sobre: