Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II participa de mobilização nacional no 18 de maio

As denúncias de crimes contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100

19/05/2015 08:40

Foi realizada nesta segunda-feira (18) uma série de atividades em mobilização ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ato público contou com a participação de alunos das escolas das redes pública, privada e filantrópica do município, além da presença de vários representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada.

A mobilização em torno do 18 de maio acontece em âmbito nacional. A data foi escolhida e convertida na Lei 9.970/2000 em menção ao “Crime Aracelli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, e que chocou o país pela sua brutalidade. Aracelli era uma menina de oito anos quando raptada, drogada, violentada e, já morta, teve o corpo carbonizado por um grupo de jovens da classe média alta. Apesar da natureza hedionda, o crime prescreveu impune.

A prefeita Neuma Café parabenizou as instituições envolvidas e fez um relato das ações em prol dos direitos de crianças e adolescentes. "Parabéns ao Creas e às instituições envolvidas. Pedro II conta hoje com uma rede de proteção que atua em conjunto com os conselhos Tutelar e de Direito, Ministério Público e órgãos vinculados à Assistência Social. Mas precisamos estar cada vez mais unidos para protegermos o futuro do nosso país, que são as crianças", disse.

Durante toda a manhã foram realizadas apresentações de peças teatrais e musicais. O evento foi encerrado com uma mesa de discussão dos principais problemas relacionados às crianças e adolescentes do município.

As denúncias de crimes contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes - Ligação gratuita em todo o território nacional.







Edição: Eudes Martins
Mais sobre: