Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II: Palestras, propostas e ideias marcam Workshop do Festival de Inverno

Rachel Gadelha elogiou a iniciativa de reunir o trade turístico e a comunidade para planejar o Festival de Inverno

01/04/2015 13:29

Foi realizado nesta terça-feira, dia 31 de março, o 2º Workshop de Planejamento do Festival de Inverno - evento realizado pelo SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Turismo.

Com a presença de representantes do trade turístico do município, secretários municipais, artistas locais, três palestrantes, entre outros convidados, o workshop mostrou experiências, avanços e desafios de eventos bem sucedidos que são realizados há décadas em estados brasileiros, como Ceará, Pernambuco e Goiás.

Na primeira palestra, Rachel Gadelha contou a história do Festival de Guaramiranga, no Ceará. Ela é uma das idealizadoras e produtora do Festival de Jazz e Blues idealizado há 17 anos; o outro palestrante foi João Luis Brandão, secretário de Cultura de Pirenólpolis (GO). Ele abordou o tema "Festa do Divino Espírito Santo" - evento que acontece há quase 200 anos. Quem finalizou a série de palestras foi Gerlane Mello, secretária de Turismo de Garanhuns (PE). Ela trouxe o tema "Festival de Inverno de Garanhuns" - evento que ocorre há 25 anos.

Rachel Gadelha elogiou a iniciativa de reunir o trade turístico e a comunidade para planejar o Festival de Inverno. "Louvável essa atitude de discutir com a comunidade os rumos do evento. A população também precisa se apropriar do festival, cada um fazendo seu papel, e isso é muito importante", disse.

Para Helder Freitas, diretor regional do SEBRAE, a parceria com o município se fortalece a cada edição. "Os laços se fortalecem na medida em que encontramos um ambiente propício para uma parceria. E aqui encontramos esse ambiente favorável com a prefeitura, com a população, com o trade turístico e com os demais parceiros", enfatizou.

A secretária Rejanete Campelo avalia o evento positivamente, e adianta que as expectativas são muitos boas para a 12ª edição. "Estamos trabalhando em sintonia com o SEBRAE e com os outros parceiros. Tivemos neste workshop, além das palestras, uma roda de discussão, com propostas e ideias. Foi bastante positivo. Temos um boas perspectivas para a edição deste ano, pontuou.

O Festival de Inverno deste ano será realizado entre os  dias 04 e 07 de junho.








Edição: Eudes Martins
Mais sobre: