Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II: Município qualifica atendimento na Atenção Básica e no HJGN

A constatação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

03/08/2015 22:47

Com todas as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) funcionando completas, ou seja, cada uma das 13 ESFs implantadas no município contando com uma equipe multiprofissional composta por  médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, os atendimentos de Atenção Básica estão sendo feitos todos nos bairros e comunidades, minimizando esse tipo de atendimento nos hospitais da cidade.

Entre as atribuições dos profissionais das ESFs destaca-se a atenção à saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, e quando necessário, no domicílio e nos demais espaços comunitários; realizar ações de atenção à saúde conforme a necessidade da população local, bem como as previstas nas prioridades e protocolos da gestão local.

A constatação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, segundo a secretária Amanda Andrade, vem priorizando a valorização desses profissionais e, em consequência, garantindo que os serviços básicos sejam oferecidos na própria comunidade, através das equipes multiprofissionais das ESFs.

Além das equipes das ESFs, o município mantém o Programa Melhor em Casa, que atende pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos e pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta.

"Cumprindo o seu papel, a Atenção Básica consegue diminuir as demandas nos hospitais que, por sua vez, têm a possibilidade de ampliar outros serviços de saúde como a retomada das cirurgias e a contratação de outros especialistas, como é o caso do Hospital Josefina Getirana, que vem melhorando a produtivamente de forma gradativa", ressalta a secretária Amanda Andrade.

"Com o Centro Cirúrgico reaberto, já retomamos e ampliamos a realização de partos e as cirurgias eletivas, como retirada de cistos, hérnia, histerectomia, postectomia (cirurgia para correção da fimose), perineoplastia, entre outras", explica a diretora do hospital, Bianca Cavalcante.

Hoje, o HJGN já tem uma escala médica completa e ainda conta com especialistas como pediatra, urologista, obstetra, clínico geral, cirurgião, ginecologista, nutricionista e psicólogo. 

CONFIRA A ESCALA MÉDICA DO HJGN:








Mais sobre: