Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II: Inverno deve trazer chuvas abaixo da média para 2015

Eles observam os sinais da Natureza para fazerem suas previsões do inverno.

19/01/2015 23:48

O encontro dos Profetas da Chuva ocorrido no último sábado dia 17 trouxe uma informação que os grandes institutos meteorológicos já vem anunciando, que é a previsão das chuvas abaixo da média em nossa região nos próximos meses. �‰ o que relataram os Profetas da Chuva em encontro realizado na comunidade Bom Lugar a 09 km de Pedro II. Eles observam os sinais da Natureza para fazerem suas previsões do inverno.

Segundo os profetas os sinais indicam que as chuvas tendem a seguir o ritmo dos últimos três anos, ou seja, abaixo do normal para este período na região semiárida. O que significa dizer que mais uma vez nossa agricultura familiar vai passar por momentos delicados na produção de alimentos e também vai precisar aumentar o uso racional da água já que muito provavelmente as águas armazenadas serão reduzidas. �€œSerão poucas chuvas, mas dar para criar se o agricultor plantar no tempo certo�€ dizia um dos profetas. Eles disseram também que os meses que devem apresentar mais chuvas serão  fevereiro e abril e poucas chuvas em janeiro e março.

Este foi o VII encontro dos Profetas da Chuva de Pedro II que tem realização do Centro de Formação Mandacaru. O encontro aconteceu durante toda a manhã do dia 17 na propriedade do profeta da chuva Antonio Miguel. A programação do evento teve início com o agricultor apresentando sua propriedade aos convidados, sua maneira de trabalhar a terra, produzir o alimento através da agricultura familiar e criar algumas espécies de animais. Logo depois teve início a roda de conversa onde os profetas apresentaram seus resultados de observações nas experiências que fazem a previsão das chuvas.

Adeodata dos Anjos, coordenadora do evento disse que achou este um dos mais completos encontros em termo de participação já que estiveram presentes, famílias agricultoras da comunidade, estudantes convidados, professoras e representantes de outras organizações de Pedro II.




Fonte: matoesfm.com.br
Edição: Eudes Martins
Mais sobre: