Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Pedro II: Dia de Finados tem visitação intensa nos dois cemitérios

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia de país ou religião.

02/11/2017 22:12

A tradicional visita aos cemitérios no Dia de Finados na cidade de Pedro II movimentou a quinta-feira (02-11) nos dois cemitérios da zona urbana do município. O Dia de Finados também impulsiona o comércio de artigos relacionados à data, como velas e arranjos de flores, a ocasião também serve para as demonstrações de afeto, saudade e solidariedade que superam inclusive os laços familiares.

A visitação aos túmulos e sepulturas começou bem cedo. No final do dia aconteceu a celebração de Santa Missa nos dois cemitérios da cidade, o padre Sandro Lima, administrador paroquial da paróquia São José Operário, celebrou no cemitério da Vila e o pároco Paulo Sérgio, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, celebrou para os familiares que visitaram o cemitério do Centro.

Nos dois cemitérios muitas pessoas foram prestar homenagens, fizeram rezas e orações e um momento reflexivo aos seus entes queridos. Algumas famílias resolveram ir vivenciar esse momento em grupo.

Homenagear os mortos é uma tradição antiga, mas o dia 02 de Novembro entrou para o calendário cristão apenas no século XIII. O dia posterior ao de Todos-os-Santos passou a ser o de Finados. A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia de país ou religião.







Fotos: Neto Santos

Por: Eudes Martins
Mais sobre: