Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

OAB protocola ação no MP/PI contra perfuração de poços em Pedro II

A ação recebeu apoio do presidente da CDMARH

06/09/2017 22:43

Na manhã desta quarta-feira (06), o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CDMARH) da OAB-PI, Daniel Alves, e o presidente da Subseção da OAB/Piripiri, Mauro Benício Junior, protocolaram uma representação no Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI), em Teresina, pedindo providências a respeito da perfuração de poços tubulares, sem a devida outorga da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), no Município de Pedro II, que ameaça a manutenção dos reservatórios.

De acordo com o presidente da Subseção, a medida se baseia no art. 10, da Lei nº 5.165/2000, que dispõe sobre a política estadual de recursos hídricos e na situação hídrica de Pedro II, cujo o único reservatório de água para abastecimento humano já não atende à demanda de consumo.

“A nossa vinda ao Ministério Público Estadual, principalmente à Coordenadoria de Apoio Operacional aos Recursos Hídricos, foi visando pedido de providências para conservar o meio ambiente e combater os crimes ambientais que estão sendo realizados, especialmente com a perfuração dos poços tubulares sem a devida outorga”, ressaltou Mauro Benício Junior.

A ação recebeu apoio do presidente da CDMARH, que considerou grave a situação e pediu urgência na apuração pelo MPPI. “A denúncia chegou a nós pelo presidente Mauro Benício Junior que relatou a onda de perfurações desenfreada de poços na cidade. Em 40 dias, uma das empresas fez cerca de 60 poços”, revelou Daniel Alves, esclarecendo que a intenção é pedir a suspensão imediata das obras e, se comprovada a prática de crime ambiental, a punição dos responsáveis.






Fonte: oabpi.org
Por: Eudes Martins
Mais sobre: