Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

O município de Pedro II tem monitoramento por risco de tremor de terra

O projeto é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

13/04/2015 22:27

Pedro II já conta com uma das bases da Rede Sismográfica do Nordeste do Brasil (RSISNE). O sistema foi implantado no ano de 2011, mais não era de conhecimento da população, o sistema está interligado a outras 14 bases que monitoram, em tempo real, todas as sismicidades que ocorrem em solo brasileiro.

O projeto é da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com o incentivo da Petrobras, Agência Nacional do Petróleo e Funpec. Os dados coletados são armazenados no sistema da UFRN e em outros centros, como o Observatório Nacional do Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente, apenas o município de Pedro II, no estado do Piauí, conta com uma dessas estações, que atende pelo código de NBPS. O sistema foi instalado na localidade Serra dos Matões, na área que abrigaria o Parque Estadual das Orquídeas.

Conforme estudiosos da sismologia, no Nordeste do Brasil existem duas falhas geológicas, sendo que uma delas é denominada Lineamento Sobral – Pedro II.

Os registros de abalos sísmicos ocorridos em Pedro II aconteceram no final da década de 1980 e no início do ano de 2008. O abalo de 2008 teve grande repercussão, pois foi sentido em outros municípios, como Lagoa de São Francisco, Piripiri, Piracuruca, Teresina, dentre outros.








Fonte: Horácio/45graus
Edição: Eudes Martins
Mais sobre: