Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mutirão de limpeza foi realizado nos olhos d"™água em Pedro II

Ações visam contar com apoio direto da população para não sujar nem sobrecarregar os mananciais.

23/09/2017 10:40

Diante da situação agravada de crise hídrica porque passa o município de Pedro II, os mananciais, isto é, os locais de onde a água vem, devem ser preservados, monitorados e controlados para o uso racional, para que nem seja afetada a natureza, nem os seres humanos que precisam utilizar a água. Pensando nisso, foi organizado e realizado pela Coordenação de Limpeza Pública e Secretaria de Meio Ambiente de Pedro II, um Mutirão de Limpeza preventivo na região dos Olhos D’Água Buritizinho, Bananeira e Pirapora, que ficam dentro da região urbana de Pedro II.

A principal lição que fica do trabalho é que a população precisa cada vez mais se educar e colaborar para manter limpos e protegidos esses locais, que podem tornar-se até mesmo atrativos turísticos, pontos de visitação, para continuar embelezando e oferecendo fontes de água natural ao município de Pedro II.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, João Batista Martins Júnior, o Coordenador de Limpeza Pública municipal, Saul Martins e suas equipes, fizeram um pente fino em toda a sujeira encontrada nos locais e reforçam a necessidade de apoio de toda a população, principalmente de quem mora no centro, para não sujar as ruas, as avenidas, o calçadão e as proximidades dessas áreas, que ficam próximas dos Olhos D’Água, que são Áreas de Proteção Ambiental, de relevante interesse ecológico. “A natureza está dando a resposta aos pedrossegundenses, ao Brasil e ao o mundo. Hoje quem está dando água para os pedrossegundenses são esses Olhos D’Água: Pirapora, Bananeira e Buritizinho. Estivemos presentes nesses mananciais realizando essa limpeza, dizer também que é de interesse da gente, dessa administração, mostrar o cuidado que devemos ter com o meio ambiente”, afirma o secretário João Batista Martins Júnior.

O secretário aproveita ainda para reforçar e cobrar a colaboração dos órgãos responsáveis, no caso a AGESPISA em especial, que é a responsável pelo abastecimento, pelo tratamento e pela distribuição de água no nosso município: “Então, é importante que a população saiba qual o papel da gente, que nós estamos preocupados com o Meio Ambiente, o prefeito está preocupado, a Secretaria de Meio Ambiente está preocupada, toda a população está preocupada com a crise da água de Pedro II e, agora, é esperar e que tenham trabalhos intensivos realizados pela AGESPISA, no que diz respeito a resolver o problema da água de Pedro II, com a perfuração de poços”, complementa.

O Poder Público Municipal de Pedro II e toda a Administração estão colaborando na medida de suas competências e capacidades para dar apoio e colaboração aos órgãos ligados à questão da água, principalmente à AGESPISA e SEMAR, para resolver a questão que aflige os pedrossegundenses e merece a mais rápida, racional e efetiva solução.







Colaboração e fotos: João Paulo

Por: Eudes Martins
Mais sobre: