Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Município incentiva atividade de catadores de materiais recicláveis

Para tanto, está propondo parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Piripiri (CMRP).

23/04/2015 09:06

A Prefeitura de Pedro II, através das secretarias de Infraestrutura e Habitação e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, está estimulando o exercício da atividade de catadores de materiais recicláveis no município. Para tanto, está propondo parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Piripiri (CMRP).

Um dos primeiros passos é promover palestras informativas e de orientação voltadas para pessoas que já praticam informalmente essa atividade. No domingo passado estiveram reunidos catadores de materiais recicláveis de Pedro II e representantes da CMRP. A palestra tratou sobre o tema, destacando a importância do papel dos catadores para o meio ambiente e para a geração de trabalho e renda.

Segundo Francisco Osório da Silva, representante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Piripiri, a proposta é juntar todos os catadores da região na mesma cooperativa. A CMRP, atualmente, é a única do gênero que atua no Território dos Cocais selecionando materiais recicláveis como plásticos, ferro, alumínio e outros materiais que são encontrados em aterros sanitários.


Para Tibério César, que foi um dos palestrantes, o objetivo é fazer uma articulação com famílias da região que pretendam ingressar na CMRP. "O município de Pedro II poderá inserir catadores de materiais recicláveis na cooperativa. Aqui já existem alguns catadores, mas a parceria visa ampliar esse número, até porque a cooperativa está em processo de regularização e precisamos de uma boa quantidade de cooperados para que nosso movimento se torne mais fortalecido", disse.

O secretário Ronaldo Pinheiro explica que a cooperativa pretende atuar em todo o Território dos Cocais, ao qual Pedro II faz parte. "Estamos firmando uma parceria com a CMRP com o intuito de estimular essa prática, que é ecologicamente correta e gera renda para as famílias", disse.

Os catadores de lixo desenvolvem um papel importante para o meio ambiente, possibilitando que materiais que poluem o planeta possam ser reaproveitados, além de garantir a geração de renda para as famílias que participam desse tipo de atividade.







Edição: Eudes Martins
Mais sobre: