Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Município de Pedro II quer consolidar Plano Municipal de Segurança Alimentar

primeiro encontro foi aberto nesta manhã pela prefeita Neuma Café

23/02/2015 21:46

O município de Pedro II caminha a passos largos para a criação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Teve início nesta segunda-feira (23) uma série de reuniões setorizadas envolvendo representantes dos conselhos estadual e municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e do poder público municipal.

O primeiro encontro foi aberto nesta manhã pela prefeita Neuma Café, que reafirmou o compromisso da administração em cumprir todas as etapas e exigências estabelecidas quando o município confirmou sua adesão ao SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).

Para William Sousa, do COMSEA estadual, este primeiro contato foi para mobilizar os membros da CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional), que vai coordenar, no âmbito do município, todas as etapas de elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN.

William Sousa ressaltou a importância da adesão ao SISAN. "A administração municipal já confirmou a adesão do município de Pedro II ao SISAN Nacional, bem como assinou o Termo de Compromisso em elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Portanto, a gestão está de parabéns por ter se adiantado e tomado essa providência. Agora, resta cumprir as outras etapas", disse.

Segundo Élbio Horácio dos Santos, representante do COMSEA municipal, a criação do plano municipal representa um marco importante para o município. "Através dessa iniciativa vamos ter acesso a recursos oriundos de outras esferas de governo para serem empregados na área da segurança alimentar", enfatizou.

Outros encontros municipais, visitas aos centros de produção e conferências, com a participação da sociedade civil, deverão acontecer durante a etapa de elaboração do plano, onde representantes de organizações governamentais e não-governamentais debaterão diversos temas, cujas propostas, aprovadas na plenária final, irão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de SAN.

Aprovado, o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional poderá auxiliar na melhoria da qualidade de vida da população, principalmente das pessoas em vulnerabilidade social.







Edição: Eudes Martins
Mais sobre: