Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Intensificada as ações de controle endêmico na zona rural de Pedro II

Combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

10/03/2017 23:37

Os moradores das comunidades Canto da Várzea e Vale de São Francisco que ficam localizadas na região do sertão, zona rural de Pedro II, receberam palestras e ações de prevenção a endemias.  A ação faz parte de um trabalho conjunto dos setores de Vigilância em Saúde, Epidemiologia, Sanitária e Ambiental, que integram a Secretaria Municipal de Saúde sendo executada pela Direção de Atenção Básica e Vigilância e Saúde do município.

Este é um trabalho que envolve vacinação, mas que tem como objetivo orientar os moradores a contribuírem para a manutenção da limpeza pública ao fazer o descarte correto do lixo, a prevenção e eliminação de criadouros de mosquitos, visando impedir a proliferação de insetos e animais que podem representar riscos aos seres humanos.

Esta mobilização faz parte de um planejamento preventivo e integrado que visa intensificar as ações de combate as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti que é o principal causador da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Karen Gonçalves destaca que este é um trabalho que envolve a ação de vários profissionais. "Estamos levando um grande aparato de profissionais da Saúde para o interior. É uma ação de grande importância e envolve o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e também o Programa de Saúde na Escola (PSE). Trabalhar esse processo com adultos e crianças é fundamental para a disseminação do conhecimento e mudança cultural acerca da prevenção às doenças que com simples ações podem ser controladas", frisa Karen Gonçalves, diretora de Atenção Básica.






Com informações da R2 Comunicação

Por: Eudes Martins
Mais sobre: