Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Implantação de novas ESFs recebe aprovação da população de Pedro II

Agora, o número de ESFs funcionando no município já chega a 15 no total.

22/08/2015 00:03

A ampliação do número de Estratégias de Saúde da Família (ESFs) pela Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa a surtir efeitos bastante positivos.

Nesse mês de agosto foram implantadas mais duas ESFs, sendo uma no bairro Areia Branca, que também atenderá as famílias do bairro São Francisco, e outra no bairro Santo Antonio. Agora, o número de ESFs funcionando no município já chega a 15 no total. 

Cada equipe multiprofissional é composta por um médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. 

Com essas medidas, os atendimentos de Atenção Básica estão sendo feitos todos nos bairros e comunidades, minimizando esse tipo de atendimento nos hospitais da cidade.

De acordo com a enfermeira Samara Araujo Carvalho, que gerencia a ESF do bairro Santo Antonio, todos os programas de Atenção Básica serão oferecidos aos moradores do bairro. "Aqui estamos atendendo desde os bebês e gestantes até as pessoas idosas, com a vacinação, o pré-natal e o Hiperdia, por exemplo", explicou.

A enfermeira ressaltou que os moradores da comunidade tinham dificuldades para se deslocar a outros bairros para serem atendidos. "Os pacientes tinham dificuldades para se locomover até a ESF mais próxima, agora, com a implantação dessa ESF aqui no bairro ficou tudo mais fácil, inclusive, para os agentes comunitários de saúde que acompanham as famílias", disse.

Cada agente comunitário de saúde, no total de 5 lotados nessa ESF, acompanha 120 famílias cadastradas, perfazendo um total de 600 famílias beneficiadas.

Para a senhora Maria do Rosário Mendes Sousa, moradora do bairro, a instalação da ESF na comunidade atendeu a um sonho antigo. "Era muito difícil pra todos nós, principalmente para quem tem criança e idosos pra cuidar. Aqui a gente recebe o atendimento, o remédio e eles encaminham para outros médicos se for preciso. Foi a melhor coisa que fizeram", disse.

A ESF do bairro Santo Antonio foi instalada graças a um esforço  conjunto da administração municipal e a Fundação Santa Ângela, coordenada pela Irmã Celina Paraíso.

Além das ESFs nos bairros e comunidades, a SMS mantém o Programa Melhor em Casa, que atende pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos e pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta.

Ao todo, o município mantém atualmente 32 médicos incluindo os profissionais que atendem no Hospital Josefina Getirana, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Programa Melhor em Casa e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).











Fotos: Beto Barros

Mais sobre: