Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Hospital Josefina Getirana melhora índices de atendimento

Entre os profissionais que estarão fazendo parte dessa nova equipe do hospital, segundo a diretora, o médico Walmir Café

30/06/2015 18:39

"O Hospital Josefina Getirana Netta (HJGN) serve como retaguarda para todos os serviços de saúde oferecidos pelo município de Pedro II e municípios circunvizinhos". Foi com essa frase que a nova diretora do hospital, Bianca Cavalcante, descreveu a importância do mesmo para a população, ao fazer um balanço dos primeiros dias de sua gestão.

Hoje, o HJGN conta com um ambulatório com urologista, obstetra, pediatra e ginecologista. "Mesmo com algumas dificuldades, podemos contar atualmente com especialidades que não encontramos em qualquer município do interior do estado", explica a diretora.

Sobre a escala médica, relata a diretora, a partir desse mês de julho o hospital vai contar com um quadro de médicos suficiente para atender a população sem solução de continuidade. "Tivemos esse problema de falta de médicos como nos outros municípios, porque é difícil uma prefeitura do interior manter médicos de forma permanente, mas, a partir desse mês, teremos uma escala fixa", disse Bianca Cavalcante.

Um dado importante conquistado pelo hospital é o aumento do faturamento das Autorizações de Internação Hospitalares - AIHs. "Estamos produzindo bem mais, as AIHs superaram e estamos melhorando a cada dia nosso faturamento, consequentemente, honrando com o pagamento dos médicos", disse. 

Como ainda é classificado de pequeno porte, que contém apenas 37 leitos, o Hospital Josefina Getirana tem um teto máximo de 168 AIHs. "Chegamos a produzir ano passado apenas 30 HIHs. Hoje, já estamos chegando quase no limite, faturando de 150 a 160 autorizações de internação. Com o faturamento melhorando, vamos cumprir com pagamentos de médicos, de serviços e de aquisição de medicamentos", explica.

Com a chegada de mais médicos especialistas, o HJGN está retomando também o atendimento a mulheres em serviço de parto. "Já retomamos e aumentamos o número de partos e pequenas cirurgias. Tudo isso são avanços que vamos conseguindo gradativamente, enfrentando as dificuldades que ainda são muitas", disse.

Entre os profissionais que estarão fazendo parte dessa nova equipe do hospital, segundo a diretora, o médico Walmir Café - um dos mais requisitados da região - também está confirmado. "Ele vai sim estar conosco, vai realizar alguns tipos de cirurgias, inclusive, na próxima sexta-feira, dia 03 de julho, ele estará participando de um parto de uma gestante que estamos acompanhando", finalizou Bianca Cavalcante.











Fotos: Beto Barros

Edição: Eudes Martins
Mais sobre: