Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Grávidas são orientadas sobre prevenção do câncer de mama

Em muitas das vezes quando a doença é descoberta, já tarde.

18/10/2017 12:02

Gestantes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS 1 e 2 de Pedro II, participaram de uma palestra que trouxe orientações sobre a prevenção do câncer de mama, sendo este o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais para diminuir os casos de mortes causados por esta doença, pela não preocupação da mulher, em muitas das vezes quando a doença é descoberta, já tarde.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elissiane Uchôa, o objetivo das palestras é despertar nas mulheres a necessidade delas mesmas cuidarem da sua saúde. “O nosso objetivo é despertar nessas mulheres a necessidade de elas mesmas se preocuparem e cuidarem da saúde, além de torná-las agentes multiplicadoras nas suas casas, em seu ambiente de trabalho e com suas amigas. Elas também aprendem a importância da campanha Outubro Rosa, desde a sua criação”, explicou a secretária.

O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro II através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa de Distribuição de Enxoval. A palestra foi ministrada pelo enfermeiro do Hospital Josefina Getirana Neta, Fernando Leopoldo, que explicou a importância da realização do autoexame nas mamas após dez dias da menstruação, pela a chance de cura ser bem maior.

A palestra contou com o apoio das secretarias de Saúde e Comunicação e com a parceria do Hospital Maternidade Josefina Getirana Neta.







Fotos: Edinardo Pinto

Por: Eudes Martins
Mais sobre: