Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fórum discute a problemática Socioambiental de Pedro II

O evento segue até domingo (12).

11/03/2017 15:20

Teve início na noite de sexta-feira (10-03) o Primeiro Fórum Socioambiental de Pedro II, o evento acontece no IFPI – Campus Pedro II e será encerrado neste domingo (12-03), o fórum tem como objetivo discutir e apontar encaminhamentos sobre esta enorme problemática ambiental que infelizmente faz parte da vida da população pedrossegundense.

Por volta das 18h50min foi formada a mesa de honra e em seguida a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Pedro II. Continuando com a programação, o jovem Ramon Campelo, um dos organizadores do evento fez uso da palavra e em sua fala explanou a todos o que é o Movimento SOS Rio Corrente, qual a sua finalidade e ainda destacou que a grande maioria da população de Pedro II pouco faz em defesa do Meio Ambiente. “Temos uma população que apouco faz pelo nosso Meio Ambiente, mas após algumas ações do nosso movimento, percebo que a consciência dos pedrossegundenses de forma gradativa vem mudando, mas que é preciso cobrar mais e agir muito mais ainda”, disse o jovem Ramon.

O presidente da OAB subseção Piripiri, advogado Mauro Júnior, destacou como sendo de grande importância a realização do Primeiro Fórum Socioambiental de Pedro II. “O fórum é uma ação muito importante para todos nós, pois sabemos que estamos sendo alertados há muito tempo sobre esta questão, temos que agir de forma urgente, sair daqui com soluções concretas para serem colocadas em práticas e garantir a preservação do nosso Meio Ambiente e neste sentido garantir também um futuro melhor para as próximas gerações”, frisou Mauro Júnior.

O técnico em agropecuária e membro do movimento SOS Rio Corrente, Hélbio Horácio, que também é um dos organizadores deste evento, apresentou aos presentes as várias situações críticas de vários pontos do município de Pedro II, Horácio destacou a triste realidade do “Lixão da Aroeira”, as nascentes e o leito do Rio Corrente que estão completamente degradados, a triste situação do Açude Joana que é o principal reservatório de Pedro II, o aumento exagerado de perfurações de poços tanto na zona urbana, quanto na zona rural, entre outras problemáticas.

Apesar da chuva que caiu em Pedro II no final da tarde desta sexta feira e prosseguiu por quase toda a noite, muitas pessoas foram acompanhar a abertura do Primeiro Fórum Socioambiental de Pedro II, a segunda parte do evento ficou sob responsabilidade de Carlos Antônio Moura Fé, superintendente de meio ambiente da SEMAR, o mesmo proferiu sobre Sustentabilidade Ambiental – O Papel das Instituições e da Sociedade.

O evento segue até domingo (12) com uma programação bem diversificada para os presentes, nesta ocasião acontecem palestras, exposições, minicursos, mesa de debate, plantio de mudas de árvores e visitas em campo no "lixão da Aroeira", Olho D’água Pirapora, Açude Joana e nascentes secundárias do Rio Corrente.





Por: Eudes Martins
Mais sobre: