Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Festival de Inverno: Prefeito de Pedro II busca patrocínio junto a CEF

O evento vai acontecer de 15 a 18 de junho.

15/03/2017 19:34

O prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, participou de uma reunião com a assessora de comunicação da Caixa Econômica Federal (CEF) no Piauí, Assunção Leal, a finalidade da reunião foi para tratar sobre a captação de recursos e patrocínio do banco para o Festival de Inverno, edição 2017. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (15-03), na Superintendência da Caixa em Teresina. Este ano o evento acontecerá de 15 a 18 de junho. O Festival já faz parte do calendário de eventos do Piauí e neste ano de 2017 pretende resgatar o foco primordial do evento, de estímulo ao turismo e demais potencialidades de Pedro II.

Alvimar Martins afirma que o evento é de extrema importância para o município, pois fortalece a economia e exalta os potenciais de Pedro II. "O festival é gratuito e traz grandes nomes da música brasileira. A soma do evento, com relação à parte cultural, ao ecoturismo, à visita dos turistas durante os quatro dias, isso fortalece a economia. Os turistas vão para as pousadas, os restaurantes, tem a opala, o artesanato, enfim, faz a economia girar, o que traz crescimento e desenvolvimento para a cidade", ressaltou Alvimar.

O prefeito também pretende realizar outros festivais durante o ano, como forma de garantir renda para a população do município. "Nós pretendemos realizar outros eventos para que a gente consiga atrair turistas durante todo o ano e aqueles que investem no turismo tenham seu retorno. Na nossa administração, estimulamos também o ecoturismo, a gastronomia, então essa somatória de valores faz com que a gente, junto com a população e os patrocinadores, prepare essa grande festa que é o Festival de Inverno", declara.

Este ano o Festival de Inverno vai fazer referência a outros festivais que devem ser implantados no calendário de Pedro II: o Festival Gastronômico e o Ecofest, um festival ecológico. "Esse é o referencial, nós vamos mostrar o que queremos para o futuro. O Festival vai se referenciar à meta do governo do Alvimar, que é fazer uma transformação no ecoturismo, não apenas trazer o turista para as festas noturnas. Nós queremos estimular não apenas o turismo cultural, mas também o turismo ecológico e de aventura", frisa Roberto Raulino, que integra a equipe de organização do evento.

A assessora de comunicação da CEF, Assunção Leal, afirmou que o evento já foi abraçado pela Caixa. "O evento se alinha à matriz de patrocínio da Caixa em todos os aspectos, tanto pelo aspecto de imagem quanto pela questão da proposta do evento, que é bastante completo, envolve muitas nuances, tanto na questão cultural, que é o carro forte, mas também com a questão da propagação da identidade cultural e agora está sendo atrelada a parte de esporte, e ainda a preocupação social e ambiental", enfatiza.

O Festival de Inverno 2017 ainda vai trazer um projeto de acessibilidade em torno das praças da cidade, garantindo a participação de toda a população.

Durante o Festival de Inverno ainda acontece o Desafio Serra dos Matões, que vem como principal evento de estímulo ao ecoturismo, com trilhas naturais que exaltam as riquezas ambientais da cidade.

Luciano Uchôa, organizador do Desafio Serra dos Matões, afirma que o evento é plural e proporciona a inserção das comunidades mais afastadas no Festival de Inverno. "Esse evento é plural, são três vertentes fundamentais no ecoturismo: esporte, cultura e meio ambiente. A gente insere, dentro dos 21 km, diversas atividades artísticas. Enquanto o Festival acontece nas praças da cidade, a gente leva a cultura para essas comunidades afastadas", explica Luciano.






Com informações da R2

Edição: Eudes Martins
Mais sobre: