Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Pedro II roça agroecológica mostra mais uma vez sua viabilidade

Testado e aprovado pelas famílias que aceitaram a proposta de fazer a roça neste modelo o resultado é prático e sustentável.

05/03/2015 21:46

Não se trata de um milagre tão menos de um resultado inesperado, mas sim de comprovação de que a terra quando é tratada com carinho e técnicas apropriadas a sua realidade, ela dar o retorno compensador.

O Centro de Formação Mandacaru tem incentivado há quatro anos a proposta da roça agroecológica na região de Pedro II junto as famílias agricultoras, um trabalho que não é fácil, por se tratar de uma maneira diferente de fazer o roçado. Porém o resultado é altamente compensador. Testado e aprovado pelas famílias que aceitaram a proposta de fazer a roça neste modelo, mostra que o resultado é prático e sustentável.

O resultado mais recente estar acontecendo nestes dias na Ecoescola Thomas a Kempis. Quando muitos agricultores já perderam um ou dois plantios de janeiro até agora devido as poucas chuvas que caíram, a roça agroecológica na Ecoescola não somente segurou seu primeiro plantio como já começa aparecer as primeiras flores e frutos do feijão plantado no dia 05 de janeiro.

Durante este período passaram quase 30 dias sem chuvas, o legume permaneceu vivo devido a proteção de restos orgânicos como folhas que a terra recebeu. Agora com a presença da chuva o feijão e o milho plantados na área, estarão gerando frutos num período muito breve. O período chuvoso é de janeiro até abril, tempo também de produção da agricultura familiar nesta região.

A roça agroecológica é um sistema em que não se faz desmatamentos, nem queimadas e a terra recebe uma cobertura de folhas ou outros restos orgânicos o que vai segurar umidade quando a chuva faltar, garantindo também a plantação viva por mais tempo.  O sistema já vem sendo trabalhado nas localidades Barro dos Lopes e São João em Pedro II.







Fonte: Matões FM
Edição: Eudes Martins
Mais sobre: