Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Pedro II exames de mamografia serão oferecidos gratuitamente

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos façam este procedimento anualmente.

03/02/2017 21:42

Mais de mil exames de mamografia serão ofertados gratuitamente para mulheres que tenham entre 50 e 69 anos de idade no município de Pedro II. Esta ação será disponibilizada por intermédio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Território dos Cocais e Ministério da Saúde, a mesma tem inicio dia 13 de fevereiro e segue até o dia 04 de março. Todos os trabalhos acontecem na Praça da Matriz, ao lado da sede da Prefeitura Municipal na Unidade Móvel da Central da Mama.

A ação tem como objetivo garantir que toda mulher nesta faixa etária, regularize o exame de mamografia. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com idade entre 50 e 69 anos façam este procedimento anualmente.

Para ter acesso a este serviço, a mulher deve agendar previamente o exame com o Programa de Saúde da Família mais próximo da sua residência e passar pela triagem, que acontece de 06 a 10 de fevereiro, além dessa orientação a secretária municipal de saúde, Tatiana Galvão, também faz outras recomendações. “É preciso apresentar apenas o cartão do SUS, cópias do RG e CPF e comprovante de endereço. O agendamento é individualizado, ou seja, a paciente só pode marcar o exame para ela mesma. As mamografias serão realizadas nos turnos manhã e tarde de segunda a sábado”, informou a secretária.

A mamografia é o exame da glândula mamária que pode detectar ainda no estágio inicial, o câncer de mama. A doença é a mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de, 25% dos casos novos a cada ano. A idade é um dos principais fatores de risco, junto com fatores ambientais e comportamentais, além de fatores da história reprodutiva, hormonal e fatores genéticos e hereditários da paciente.





Com informações da SECOM

Por: Eudes Martins
Mais sobre: