Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Desafio Serra dos Matões levará corredores a superar limites

A corrida a pé por trilhas ou trail run está marcada para o dia 06 de junho

24/03/2015 18:21

A busca por esportes cada vez mais em conexão com a natureza, de forma a conhecer os cenários, respirar e sentir as áreas naturais, preservando-a com a descoberta de novas paisagens e também atrelando a isso a competição de aventura é a tônica do Desafio Serra dos Matões, que este ano acontecerá em sua terceira edição, na cidade de Pedro II. Com o tema Desafio Serra dos Matões Gado Bravo, a corrida a pé por trilhas ou trail run está marcada para o dia 06 de junho, no mesmo período em que acontece o maior festival de arte e música do Estado, o Festival de Inverno de Pedro II.

No ano passado, o tema foi Desafio Serra dos Matões Trombas e dessa vez o ponto alto das disputas será a comunidade Gado Bravo, encravada no meio da serra, um lugar inóspito, cheio de belas paisagens e com a característica de nunca ter sido explorada antes por nenhum tipo de competição ou passeio de aventura. A organização é do ultra atleta Luciano Uchôa, que já encarou grandes competições nacionais e nacionais de aventura, como o Ecomotion, além de prova de triátlon, mountain bike e ciclismo de estrada.

“A nossa intenção é caracterizar ainda mais a prova, como uma corrida genuinamente trail, ou seja, de trilha. Após a edição de 2014, edição-Trombas, por onde passamos por paisagens deslumbrantes, começamos o ano de 2015 percorrendo trilhas já conhecidas em Pedro II, assim como desbravando novos caminhos que pudessem corresponder às expectativas dos corredores e, por conta disso, conhecemos a trilha do Gado Bravo, muito interessante, bem técnica, com muitas subidas, diversificação de terreno e um visual incrível, passando ainda por um  trecho com muitas pedras e com uma inclinação bem acentuada, até chegar ao Mirante do Gritador, ponto final da prova”, descreveu Uchôa.

O reconhecimento inicial do percurso e roteiro do Desafio já foi realizado por Luciano Uchôa e por Landerson Carvalho, que é promotor de eventos de aventura. O percurso será de 11,5 km e terá largada promocional a partir de 13 horas do dia 06 de junho.

Os organizadores fecharam o número limite de 100 participantes, por uma questão de segurança, uma vez que a prova ocorrerá em locais onde o acesso tende a ser difícil e exigirá todo um aparato de segurança e apoio logístico para os participantes. Só o deslocamento até a largada no povoado Gado bravo será de aproximadamente 1h30 minutos. Uchôa avisa que não é preciso ser atleta profissional ou mesmo amador para disputar, mas que é necessário um mínimo de preparo físico para suportar as adversidades e o tempo de prova.

O primeiro lote de inscrições promocionais já foi encerrado e o segundo ficará aberto até o próximo dia 29 de março, ao preço de R$ 100,00 individual, somente pelo site Compreoseu. Outras informações sobre este e edições passadas na página: https://www.facebook.com/desafioserradosmatoes.











Fonte: facebook.com/desafioserradosmatoes.
Edição: Eudes Martins
Mais sobre: