Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Conselho Municipal de Defesa Civil delibera ações sobre a crise hídrica

A reunião também contou com a participação de outros representantes.

29/09/2017 20:09

Na última quarta-feira (27-09), o Conselho Municipal de Defesa Civil do município de Pedro II se reuniu para tratar das demandas referentes à crise no abastecimento d’água na zona urbana de Pedro II, a reunião também contou com a participação de outros representantes da sociedade civil organizada como, por exemplo, do presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Fé e dos membros da Coordenação da Associação de Defesa da Cidadania.

Os participantes fizeram encaminhamentos que deverão ser atendidos pela a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Governo do Estado do Piaui.

Dentre as medidas, destacam-se a imediata perfuração de cinco novos poços tubulares ás margens da Orla do Açude Joana, já que neste local existem uma rede de abastecimento da AGESPISA e uma rede elétrica nas proximidades. Outro encaminhamento é solicitar da Defesa Civil do Estado que possa intermediar junto à Companhia de Pesquisa de Recursos Mineral (CPRM) os estudos dos aquíferos e da viabilidade do uso do aquífero Serra Grande, no sertão do município de Pedro II.

Um tema bastante discutido na reunião foi referente a informações de que existem nos bairros da cidade, famílias com doenças ligadas às ingestões de água contaminada, o que exige da Secretaria Municipal de Saúde uma atenção especial, inclusive na realização de campanhas educativas para os devidos cuidados e tratamento da água.

Outra preocupação é quanto ao rodizio do fornecimento d´água, pois a equipe local da empresa responsável pelo abastecimento não tem controle da rede de distribuição pela a cidade, necessitando de um acompanhamento deste trabalho.

Ficou decidido ainda, que haverá uma solicitação de caminhões pipas para contribuir no abastecimento nos bairros mais afetados pela a crise hídrica.

Conforme o Coordenador de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Marcelo Braga, os encaminhamentos aprovados pelo o coletivo estarão sendo encaminhados para a Defesa Civil do Estado. “Na próxima terça-feira (03-10), estaremos entregando pessoalmente a demanda de Pedro II para a Defesa Civil, com a finalidade de buscar amenizar a nossa situação no que se refere à crise hídrica”, diz.

Além dos representantes da sociedade civil, participaram da reunião, os vereadores (a) Samuel Silva, Joaquim Neto e Lurdinha Alves.






Informações: Horácio e Marcelo Braga.

Por: Eudes Martins
Mais sobre: