Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cisternas Telhadão serão construídas pelo CERAC na região de Pedro II

Nesse ano de 2015 está construindo 14 cisternas telhadão

18/07/2015 00:29

Em Pedro II o Programa Água Brasil realiza o projeto de captação de águas da chuva por meio de tecnologias sociais na Bacia do Rio Longá, é executado pelo CERAC (Centro Regional de Assessoria e Capacitação), tem parceria com Agência Nacional de Águas - ANA, Banco do Brasil - BB, Fundação Banco do Brasil - FBB e WWF – Brasil. Nesse ano de 2015 está construindo 14 cisternas telhadão com capacidade de 52.000 mil litros de água, que é uma tecnologia social de captação de água da chuva integrado ao sistema produtivo familiar, este, portanto, sendo implantado pela primeira vez no Estado do Piauí e visa o uso racional dos recursos hídricos para armazenamento de água para a produção familiar com base agroecológica.

Esta ação tem como público alvo um total de 45 famílias agricultoras, abrangendo 180 pessoas das comunidades rurais banhadas pelos afluentes do Rio Longá nos municípios de Pedro II, Lagoa de São Francisco e Milton Brandão.

Essa é mais uma inovação visando a qualidade das tecnologias apropriadas ao nosso semiárido onde o CERAC tem o privilégio de executá-lo através do Programa Agua Brasil, trazendo bons frutos aos nossos Agricultores.

O programa Água Brasil também esta potencializando suas 05 (cinco) casas de sementes da fartura implantadas nas comunidades Gameleira, Cabral, Mangabeira, Assentamento Paraíso e Assentamento Riacho do Tamboril com o intuito de fortalecer o processo de preservação e resgate das sementes crioulas de cada comunidade.







Por: Eudes Martins
Mais sobre: