Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Centro Vocacional Tecnológico realiza cursos sobre agroecologia em Pedro II

Os cursos foram ministrados pelo Engenheiro Agrônomo especialista em Agricultura Orgânica e Mestre em Ciência Animal, Ernando de Oliveira Macedo.

21/08/2015 09:21

O Centro Vocacional Tecnológico em Agricultura Orgânica e Agroecologia do Instituto Federal do Piauí, realizou dois cursos com temáticas agroecológicas na Escola Família Agrícola Santa Ângela - EFASA, no município de Pedro II.

No dia 17 de agosto foi realizado o curso de Adubação Orgânica, seguido, no dia 18 de agosto, pelo curso de Agricultura Orgânica, ambos com o objetivo de capacitar estudantes, agricultores e técnicos, além de apresentar os resultados de ações de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional na área de Agroecologia realizadas no Campus Experimental do CVT-IFPI, localizado no campus Campo Maior.

Os cursos foram ministrados pelo Engenheiro Agrônomo especialista em Agricultura Orgânica e Mestre em Ciência Animal, Ernando de Oliveira Macedo. “O objetivo do curso foi identificar as oportunidades deste nicho de mercado, ensinando as diferentes técnicas, como compostagem, biofertilizantes e adubação verde, bem como auxiliar os cursistas na escolha correta de qual adubo orgânico utilizar em determinadas culturas”, explicou.

Foram abordadas ainda noções básicas de química dos solos e empreendedorismo, ajudando na identificação das melhores práticas de vendas e colocação do produto final no mercado. “Estes cursos são importantes para qualificação dos alunos, é uma forma a mais de garantir emprego e renda”, ressaltou Ernando de Oliveira.

Com a participação do diretor da EFASA, professor Luiz Soares; do Técnico responsável, João Ferreira e de lideranças comunitárias locais, como a professora Evangelina e o Engenheiro Agrônomo Edvaldo Leite, o encontro reafirmou o reconhecimento da importância da aproximação da comunidade para o IFPI, fortalecendo o grupo frente aos desafios inerentes a esse trabalho.

“A extensão é um trabalho de gestão democrática e participativa, o que exige a mobilização de toda a comunidade institucional", disse o diretor-geral do Campus Campo Maior, professor Washington Moura Barbosa.










Fonte: ASCOM/IFPI

Por: Eudes Martins
Mais sobre: