Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Centenas de pessoas participam do abraço simbólico ao Açude Joana

Todos os presentes se abraçaram.

22/03/2017 22:37

Com o objetivo de conscientizar a população de Pedro II, especialmente as crianças e os jovens estudantes, as escolas municipais e estaduais, juntamente com a Eco Escola Thomas a Kempis, os poderes legislativo e executivo, Igreja Católica, Movimento SOS Rio Corrente, Centro Mandacaru, EFASA (Santa Ângela), entre outras, realizaram na manhã desta quarta-feira (22-03) em alusão ao Dia Mundial da Água, uma caminhada e um abraço simbólico ao Açude Joana, o principal reservatório de água do município.

Já se aproximava das 8h da manhã quando centenas de pessoas se concentraram na Orla do Açude Joana e em seguida usando cartazes e entoando o bordão “água é vida, vida é água”, todos saíram em caminhada passando por um longo espaço que até pouco tempo era impossível passar por lá a pé, ou seja, caminhando, devido a grande quantidade de água que ocupava todo aquele espaço.

Ao chegarem às margens do Açude, ao local mais próximo da água, algumas escolas realizaram encenações, declamação de poesias, vindo a simbolizar a atual situação das nascentes e rios do município de Pedro II, tudo com a finalidade de chamar a atenção das pessoas no que se refere à preservação do Meio ambiente.

A ação foi bastante prestigiada e o sentimento de tristeza era claro em várias pessoas, onde para muitos a atual situação do principal reservatório de água de Pedro II é irreversível. Para o senhor Raimundo Fernandes que acompanhou a caminhada, só Deus para encher todo aquele espaço novamente de água. “É triste presenciar uma situação dessas, em 2009 eu mesmo disse que esse açude jamais secaria, hoje já penso diferente e creio que só o poder de Deus poderá encher isso tudo aqui de água novamente”, comentou Raimundo.

No encerramento da ação que levou centenas de pessoas ao açude, todos os presentes se abraçaram em um ato que simbolizou um grande abraço a principal fonte de água de Pedro II, ao Açude Joana, que hoje agoniza com pouco menos de 10% (dez por cento) da sua capacidade.



Por: Eudes Martins
Mais sobre: