Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara de vereadores realiza sessão itinerante na comunidade Pequis

A realização da sessão naquela comunidade atendeu a várias solicitações dos moradores.

31/10/2017 23:37

A Câmara Municipal de Pedro II realizou no final da tarde e início da noite de segunda-feira (30-10), mais uma sessão itinerante, desta vez na comunidade Pequis, localizada a 14 km da zona urbana do município, a realização da sessão naquela comunidade atendeu a várias solicitações dos moradores, encabeçadas pelo presidente da Associação Comunitária dos Pequis, Erivonaldo Santos.

As 17h15min deu-se início aos trabalhos do legislativo com a presença dos vereadores (a) José Café, Chico Osmar, Marcelo Coleta, Lurdinha Alves, Evandro Nogueira, Samuel Silva e Robério Leite, durante as suas falas, todos eles destacaram a importância da sessão itinerante que é realizada nas comunidades da zona rural de Pedro II.

O escriturário da Câmara Municipal, José Alves, fez a leitura do grande expediente, logo em seguida a fala foi passada para o presidente da associação da comunidade Pequis, Erivonaldo Santos, o mesmo deu as boas vindas a todos e também agradeceu a todas as pessoas que lá estavam prestigiando aquele momento, em seguida, Erivonaldo em nome da comunidade, fez várias reivindicações, entre elas, que o município realize a coleta de lixo naquela comunidade, ampliação da rede elétrica, conclusão da estrada que liga a zona urbana a comunidade, a construção de uma praça, reforma no campo de futebol, a construção de uma quadra esportiva, a construção do muro do colégio, entre outras boas ações.

O primeiro parlamentar a fazer uso da fala, foi o vereador Robério Leite, o mesmo destacou a importância do vereador se deslocar até as comunidades. “Aqui podemos ouvir as reivindicações dos moradores, da população e aqui estamos para contribuir com o que for preciso e sobre essa estrada a queremos toda calçada, são poucos quilômetros e vamos lutar por isso”, disse Robério Leite.

Evandro Nogueira disse que estava se sentindo honrado em participar de uma sessão histórica naquela comunidade. “Sinto-me honrado e emocionado de estar presente nessa sessão histórica, dizer que todas as reivindicações da comunidade são justas e com certeza também será uma luta de cada vereador que aqui estar. Reforçar que também irei lutar pela estrada que liga as comunidades Pequis, São Brás e Tucuns dos Pedro”, frisou Evandro.

Em seguida quem fez uso da palavra foi o vereador Chico Osmar, além de outros assuntos, o vereador destacou a importância de uma comunidade acompanhar o trabalho dos vereadores. “As sessões itinerantes, ou seja, a ida das sessões as comunidades, faz com que o povo veja como funciona a sessão, o trabalho dos vereadores e o povo precisa acompanhar o trabalho, o processo de trabalho dos vereadores e nós precisamos contribuir para que as comunidades sejam melhores”, disse o vereador.

O quarto parlamentar a usar a tribuna, foi o vereador Samuel Silva, ele frisou que as sessões itinerantes são positivas. “Podemos afirmar que a sessão itinerante é muito positiva, pois aproxima ainda mais a população dos vereadores, é algo democrático, é a participação do povo na sua casa. Entre algumas indicações para esta comunidade, indicamos a construção de uma quadra poliesportiva, a reforma do campo de futebol, entre outras, dizer ainda que a construção dessa estrada traz um desenvolvimento diferenciado para esta comunidade pelas produções que aqui são feitas”, afirmou o parlamentar.

Em seguida quem usou a tribuna foi o vereador José café, que demonstrou muita felicidade pela realização da sessão em sua região. “É um acontecimento histórico para a nossa região, muitas coisas boas irão acontecer depois que os vereadores tomarem conhecimento das reivindicações para esta região que é tão carente”, disse o vereador.

O vereador presidente da Câmara Municipal, Marcelo Coleta, foi o sexto parlamentar a fazer uso da palavra, no entanto ele destacou a importância das melhorias também contemplarem a zona rural. “Devemos trazer melhorias não só para a zona urbana, mas também para as comunidades da zona rural do nosso município, vamos juntos, oposição e situação, correr atrás dos benefícios para esta comunidade, os sonhos dos moradores para as suas comunidades também precisam ser realizados”, argumentou o presidente.

O último pronunciamento da noite foi da vereadora Lurdinha Alves, a mesma em sua fala destacou a crise hídrica na zona urbana do município e sobre a estrada, uma conquista da comunidade Pequis. “É um prazer enorme estar aqui nesta comunidade, neste clima maravilhoso. Gostaria de falar um pouco sobre a crise hídrica que passa a nossa cidade, dizer que está na hora desta casa e de toda a população fazer algo que venha a chamar atenção das autoridades, se preciso for, iremos até ao Palácio de Karnak, pois a nossa população está precisando de água. Vejo ainda que as pessoas estão mais humanizadas, lutam juntas pelas melhorias da comunidade e a principal delas para esta comunidade, foi esta estrada, uma conquista da população”, frisou Lurdinha.

O vereador presidente, Marcelo Coleta, agradeceu a todos pela acolhida e pela presença e na oportunidade ainda reforçou que outras comunidades da zona rural de Pedro II, deverão em breve receber a sessão itinerante.





Por: Eudes Martins
Mais sobre: