Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Em Pedro II alunos de Escola Municipal alertam para a economia de água

A Escola Municipal Manoel Nogueira Lima, está desenvolvendo o projeto "œTenha um pingo de consciência: economize água"

20/03/2015 23:35

Neste ano de 2015, as escolas da rede municipal de ensino do município de Pedro II estão trabalhando a conscientização dos alunos com atividades voltadas que objetivam a preocupação com a água, este projeto também consiste em trabalhar a conscientização na família através da prática aplicada pelo aluno baseado no que ele aprenda em sala de aula.

A Escola Municipal Manoel Nogueira Lima, está desenvolvendo o projeto “Tenha um pingo de consciência: economize água” e está realizando ciclos de atividades com alunos e o corpo docente sobre a importância do uso racional deste líquido tão precioso.

Na continuação da Programação da Semana Mundial da Água, cerca de 170 alunos saíram pelas ruas dos Bairros Chapadinha e São Francisco, com a finalidade de alertar os moradores sobre os devidos cuidados que todos nós devemos ter com a água.

Na oportunidade, foram realizadas coletas de água de dois chafarizes existente no bairro e também da água da escola que é servida pela AGESPISA.

Através da coleta da água, foi feito um teste para a amostra de cloro e do potencial de Hidrogênio (PH) existente na mesma, na oportunidade os alunos puderam observar a escala obtida através da coleta, demonstrando que a cloração da água distribuída pela a AGESPISA está dentro da escala ideal de 1.0 a 3.0. No entanto, o liquido recolhido nos chafarizes não continha cloro. Já no quesito de potencial de Hidrogênio (PH), a água da AGESPISA estava na escala 7.8, onde o ideal deveria ser entre 7.4 e 7.6, nesse caso a água está mais ácida enquanto a água dos chafarizes estava na escala 6.8 que significa dizer que tem menos ácido.

O educador Hélbio Horácio, que é instrutor da Oficina de Uso Eficiente de Água e Energia na escola, esclarece sobre os parâmetros utilizados: “Essa amostra serve apenas para demonstrar pedagogicamente, mais sem valor cientifico”, afirma.

Dentro da programação ainda irão acontecer visita a estação de tratamento da AGESPISA e também a participação da escola nas comemorações do Dia Mundial da Água, a ser realizado no dia 22 de Março, na Praça Domingos mourão, no centro de Pedro II.

A Unidade Escola Manoel Nogueira Lima tem sua equipe de professores sob a gestão das Diretoras Professoras Teresinha Galvão e Conceição Castro e do Coordenador do programa Mais Educação, Professor Hilton Mendes.











Fonte: Horácio/45graus
Edição: Eudes Martins
Mais sobre: