Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Açude Joana em Pedro II está com 7,5% de sua capacidade

O Açude Joana em Pedro II teve uma pequena recarga no ano passado.

26/11/2016 00:45

O Coordenador Estadual do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), Antonio Djalma Bezerra Policarpo, recebeu em Teresina, em seu escritório na última terça-feira (22-11), a pedrossegundense e professora Marlene Rodrigues, aproveitando a oportunidade, Marlene Rodrigues conversou com o coordenador do DNOCS no Piauí e fez algumas indagações sobre a atual situação do Açude Joana em Pedro II.

Logo no início da conversa, o coordenador fez questão de frisar que uma das primeiras missões logo no início da sua administração, foi fazer um amplo reparo na parede do Joana em Pedro II, naquela oportunidade, Djalma Policarpo, acompanhou de perto o trabalho realizado por uma equipe formada por profissionais do DNOCS do Piauí e Ceará, onde estes profissionais fizeram a correção com injeção de asfalto na parede do Açude Joana, dando uma segurança hídrica a população de Pedro II.

O coordenador do DNOCS ainda acrescentou que devida a pequena recarga d’água que o açude recebeu no ano de 2015 motivada pelo pouco inverno, a população vem sendo prejudicada substancialmente. “O Açude Joana em Pedro II teve uma pequena recarga no ano passado, isso prejudicou substancialmente o abastecimento d’água na população de Pedro II”.

Djalma também confirmou que o Açude Joana está apenas com 7,5% da sua capacidade. “Pra se ter uma idéia, o Açude Joana só tem 7,5% da sua capacidade, é uma questão que preocupa, é uma situação crítica, mas quero dizer a população de Pedro II, que se houver chuva, se houver uma recarga, o reservatório está tranquilo, a mutante, a jusante foi feita um serviço de reparo e nós corrigimos e isso dar uma segurança ao açude”, confirmou Djalma.

Quanto ao assoreamento, foi explicado pelo coordenador que somente através de uma batimetria que é feito através de satélite, é que se pode detectar com precisão o grau de assoreamento do reservatório.  Djalma Policarpo aproveitou a oportunidade para pedir a população que faça uso racional da água em Pedro II. “Pedimos a população que faça uso racional da água, que todos tenham uma grande responsabilidade para usar de forma preventiva, não só agora, pois isso é uma medida que deve ser feita tanto agora quando o açude está seco, como também quando tiver a sua recarga, nós temos que ter essa responsabilidade”, orientou Policarpo.

O Coordenador do DNOCS no Piauí encerrou fazendo mais um pedido a população de Pedro II, que todos cuidem e preservem o reservatório Joana na expectativa de uma melhor segurança hídrica aos pedrossegundenses.





Fotos e informações: Marlene Rodrigues.

Por: Eudes Martins
Mais sobre: