Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Açude Joana em Pedro II está apenas com 30% de sua capacidade total

O Piauí entra nessa lista com municípios quase em colapso por falta do líquido precioso.

11/09/2015 22:20

Bastou a crise hídrica da região do sul do país sair da zona crítica para o tema também sair de destaque da grande mídia nacional. Mas e aí? Como ficam as outras regiões do país que continuam com tal crise? Aliás a região Nordeste do Brasil ainda deve passar por situações ainda bem piores até dezembro ou janeiro, isso porque a região está em pleno verão com grande consumo de água e as reservas baixando assustadoramente. O que mais preocupa é o silêncio de muitos setores da sociedade entre esses os veículos de comunicação sobre o tema gerando a falsa sensação de que tudo está bem, isso é só sensação porque a maioria dos estados no Nordeste estão em situação crítica. O Piauí entra nessa lista com municípios quase em colapso por falta do líquido precioso.


Pedro II tem um dos melhores climas do Piauí, portanto, não estar fora da rota de situação crítica de seus reservatórios de água. Isso porque as informações que temos é que muitos poços artesianos estão secando rapidamente e muitas nascentes nas comunidades já secaram.


Buscando informações sobre o volume de água do principal reservatório de água de Pedro II, o Açude Joana, a informação obtida pela reportagem da FM Matões de Pedro II através de uma conversa por telefone com Antonio Djalma Bezerra, Coordenador Estadual do DNOCS, é de que no último levantamento registrado no dia 28 de agosto a capacidade de água no Açude Joana de Pedro II era de apenas 29,9% de sua capacidade total. Na oportunidade o coordenador disse também que estar aberta uma cotação de serviços para reparos em vazamentos na parede do Açude.


Diante dos números altamente preocupantes e dos fatos decorrentes ficam algumas  indagações: autoridades, órgãos, veículos de comunicação local e população não vão fazer nada? A vida vai permanecer como se estivesse tudo bem? E que daqui a pouco se a água do açude acabar nada vai mudar?


De forma prática e urgente será preciso fazer racionamentos estratégicos e redução no consumo de água em Pedro II ou toda sua população vai estar passando por apertos num futuro não tão distante.

Demonstrando preocupação com tal situação, o Centro de Formação Mandacaru em parceria com a rádio FM Matões, planejam fazer nos próximos dias campanhas de conscientização junto a população, comércio e órgãos públicos para o uso racional da água já. Assim se acredita ajudar a preservar melhor estes quase 30% de água que ainda restam naquele que abastece a zona urbana e parte da zona rural do município de Pedro II.









Fotos: Neto Santos

Fonte: matoesfm.com.br
Por: Eudes Martins
Mais sobre: