Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Abraço simbólico ao Açude Joana marca Dia Mundial da Água em Pedro II

O evento que aconteceu às margens do Açude.

22/03/2017 19:09

Em alusão ao Dia Mundial da Água comemorado nesta quarta-feira (22-03), centenas de moradores do município de Pedro II, entre eles, crianças e adultos, participaram de um abraço simbólico ao Açude Joana, principal responsável pelo abastecimento d’água do município.

O evento que aconteceu às margens do Açude e foi organizado pela Prefeitura Municipal de Pedro II, que também contou com a participação de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, servidores públicos, membros do Executivo e Legislativo Municipal, representantes da Igreja Católica e de movimentos sociais organizados.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Batista Martins Júnior, falou da importância desta ação destacando o apoio a preservação da natureza. “Esse abraço simbólico é uma forma de apoiarmos a causa da preservação da natureza. Queremos reforçar a importância da colaboração continuada dos diversos segmentos sociais da zona urbana e do interior em prol do Açude Joana e do Rio Corrente”, disse o secretário.

Ainda como parte da programação, professores e alunos vestiram fantasias com o objetivo de chamar atenção aos problemas decorrentes da falta de água no mundo, especialmente no principal reservatório da cidade. Na oportunidade, aconteceu um desfile cívico com representantes das escolas Monsenhor Lotário Webber, Tertuliano Brandão Filho, Sólon Brandão, José Teixeira Santos, Escola Família Agrícola Santa Ângela, Thomaz Café, entre outras.

A educadora Maria da Conceição destacou como sendo de fundamental importância despertar nas crianças esse interesse pela causa. “Desde o início, os alunos abraçaram a causa, pois a preocupação é mundial, principalmente com o nosso Açude Joana que está sumindo. É interessante desde já despertar essa consciência nas crianças e adolescentes o interesse em preservar a natureza”, comentou a educadora Maria da Conceição.

A iniciativa também contou com apresentações artístico-culturais, tais como declamação de poesias, apresentações teatrais e de dança, na oportunidade convocando toda a população a participarem da limpeza e preservação do açude, assim como dos diversos mananciais, cursos d'água e fontes hídricas da região.

O prefeito Alvimar Martins frisou que a recuperação do principal reservatório do município é uma das suas preocupações. “Queremos reforçar que a recuperação do nosso Açude Joana é uma das nossas principais preocupações. Temos providenciado projetos e buscado verbas para resolver essa problemática da água em Pedro II”, frisa o prefeito.

Ao final do ato, os secretários municipais de Educação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Comunicação e membros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e de São José Operário somaram esforços para a divulgação do lema e do espírito da Campanha da Fraternidade que, neste ano, é “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, além da sua convergência aos objetivos socioambientais da ação em Pedro II.





Fonte: SECOM

Fotos: Eudes Martins


Por: Eudes Martins
Mais sobre: